publicidade

publicidade

PIAUÍPSILON, um projeto geopolítico excludente‏


Recomendo a leitura do livro por todos que atuam na imprensa piauiense e também pela população parnaibana.

O autor resgata a frase do Deputado Pinheiro Machado: “O Piauí é um abacate chupado pelo bico”, referindo-se à época em que a economia piauiense transitava pelo Rio Parnaíba até o litoral e a Princesa do Igaraçu liderava e crescia.

A alegoria ao “Y” tem a ver com a bifurcação das BR em Teresina, para Fortaleza e São Luís, deixando Parnaíba no isolamento, esquecimento, abandono, decadência e SEM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO. Mesmo a ativação parcial do DITALPI e alguns passos ensaiados rumo à ZPE, além de uma excelente pista de pouso sem voos, naufragam em termos de desenvolvimento e perspectivas pela falta de conclusão do porto marítimo, reativação da ferrovia e desassoreamento da hidrovia.

Além de projetos tecnicamente bem elaborados, de forma participativa, falta também LIDERANÇA POLÍTICA para o bem comum, para o todo, visão de estadistas e gestão séria.

Acorda Piauí, terra querida!

Esta obra deve ser lida principalmente por todos os estudantes a partir do ensino fundamental para que, quem sabe, no futuro, a próxima geração possa fazer algo e sairmos do discurso e promessas.

Edivan Batista Carvalho
Projetos, Planejamento, Organização, Crédito, Capacitação
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia