publicidade

publicidade

Cinema pela Verdade/Marcas da Memória no mês de junho de 2012


1º Festival “Cinema pela Verdade” promove debate sobre a Ditadura Militar nas principais universidades do país

Projeto vai percorrer 27 capitais com exibição gratuita de filmes sobre o tema.

Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), selecionado pela II Chamada Pública do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas conseqüências. Ao todo, o festival vai percorrer todas as 27 capitais federativas e passar por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra.


O cinema sempre foi e será um instrumento indispensável de resgate da memória de um país. E para relembrar este período marcante da história brasileira, o “Cinema pela Verdade” selecionou três documentários que trazem diferentes enfoques sobre o tema: Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski; Condor (2007), de Roberto Mader; e Hercules 56 (2006), de Silvio Da-Rin. Além desses, o projeto também vai contar com a participação especial de mais duas obras: Diário de uma Busca (2010), de Flavia Castro; e Uma longa Viagem (2011), de Lucia Murat, lançamento nacional de 2012.


Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, onde estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão.


Em Teresina no Piauí a primeira apresentação aconteceu ontem (01) e as outras duas serão dias 13 e 14 de junho:

TERESINA - PI
Local: Auditório Central da FAP
Data: 01 de junho
Horário: 18:30
Local: Auditório CCHL - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Data: 13 e 14 de junho, à confirmar
Horário: a definir
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia