Deputado Osmar Júnior defende implantação de Centro de Referência do Câncer em Parnaíba

Fernando Gomes e Osmar Júnior
O deputado federal Osmar Júnior (PCdoB) usou a Tribuna da Câmara para defender a implantação de um Centro de Referência em Oncologia para a região Meio-Norte do Brasil, onde Parnaíba será o município sede de um programa de referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer e doenças crônico-degenerativas.

Esta proposta foi uma reivindicação levada ao seu conhecimento através do vereador Fernando Gomes (PCdoB), ainda no ano passado. Fernando apresentou na Câmara Municipal requerimento Nº 020/2012, onde discutiu e solicitou que fosse encaminhado o pleito às autoridades que pudessem intervir em favor do município. 

Esta região abrange 51 municípios dos estados do PI, CE e MA, possuindo cerca de 1.219.607 habitantes, onde a maioria dos portadores de câncer são tratados em Teresina. O Deputado Osmar Júnior comentou o encaminhamento do vereador: “Proposta inteligente e oportuna do Fernando, pois um Centro de Referência em Parnaíba desafogaria a pressão no sistema público da capital que já não suporta a demanda, isto é bom para a população local e interessa ao Ministério da Saúde”.  


O CENTRO DE ONCOLOGIA...

O câncer já é apontado como a segunda maior causa de morte por doença em todo o mundo, e apesar dos avanços da medicina em termos de diagnósticos e tratamentos, constitui ainda um dos maiores desafios da medicina.

Um Centro de Referência do Câncer reunirá profissionais como oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros, todos com formação em oncologia, garantindo o melhor tratamento aos pacientes em um só lugar.


Ascom Vereador Fernando Gomes – PCdoB
COMPARTILHAR:

+1