Dia 2 de Julho, Dia dos Bombeiro‏s


Olá meu nome é George Noronha, sou um classificado do concurso BM 2009, estou mandando este texto no intuito de que vocês da imprensa alertem para a importância do Corpo de Bombeiros, pois no dia 02 de julho é o dia do Bombeiro e no dia 15 de julho a corporação do Piauí irá promover a primeira corrida de fogo do estado em comemoração aos 67 anos de existência dos bombeiros no Piauí, é uma oportunidade para fazer um furo de reportagem sobre a situação desta corporação.

É interessante falar da situação critica que passa o corpo de bombeiros como um todo. Sem equipamentos, com poucos carros, poucos quarteis distribuídos no estado, falar do baixo efetivo com cerca de 360 homens em todo o estado e que destes aproximadamente 160 só trabalham na parte administrativa, e com uma escala de 24 horas por 72 horas, em média por dia não tem 100 homens em todo o estado a disposição no” campo”, ou seja, para atender as ocorrências.

Lembrar também das épocas das grandes temperaturas de julho a dezembro em que muitos incêndios acontecem em todo o estado tanto nas zonas urbanas como nas zonas rurais principalmente na região sul do estado e que muitas pessoas tem prejuízos, situação em que costuma acontecer várias ocorrências ao mesmo tempo e as unidades de bombeiros principalmente do interior não tem como atender duas ou mais situações, lembrando também dos acidentes de trânsitos que são frequentes e que às vezes pessoas morrem prezas nas ferragens por falta de socorro.


Os pontos turísticos, os parques de reserva florestal como o da Serra da Capivara, um dos poucos lugares que se destacam como pontos turísticos até a nível internacional, e que sempre é atingido por fortes queimadas e lá não existe uma unidade de bombeiros. Falar dos afogamentos que acontecem nos rios, nos balneários e nas praias com os que aconteceram no litoral no ultimo período de férias, período onde necessitam de muitos salva vidas em vários pontos das praias e que tem praias que não tem presença de bombeiros, e onde tem, são poucos os soldados bombeiros.

Falar da necessidade que tem de fazer inspeção nas edificações, um serviço preventivo e de grande importância que se fosse feito rotineiramente poderia até ter evitado alguns incêndios.

Não se esquecer de falar da pouca importância dada pelo o governo à corporação onde em 8 (oito) anos só contratou 100 homens e falar do déficit que tem com mais de 1500 homens. E que neste ultimo concurso 2009 o governo convocou mais de 850 Pms e apenas 38 Bombeiros, e que tem cerca de 40 classificados esperando mais de dois anos para ser convocados e não são.

Resumindo o corpo de bombeiros do Piauí tem que passar por uma restruturação, aumentando o contingente, se expandir por mais cidades do estado, e adquirindo mais maquinas e equipamentos para a excursão dos serviços.

Fonte para melhores esclarecimentos procurar o pessoal da ABMEPI, o Comando dos BMS, os classificados BMs do concurso de 2009, e localizar pessoal que precisaram dos serviços dos bombeiros e não foram atendidas adequadamente (casos de acidentes, incêndios na zona urbana e rural etc.).

Sabendo que vocês faz parte da impressa que tem credibilidade com a população, se noticiarem essas informações com maior aprofundamento sei que vão ter grande repercussão.

George Davis Noronha de Menezes  
COMPARTILHAR:

+1