Dia Estadual da Pessoa com Deficiência marca o avanço pelos direitos dos deficientes


O dia 09 de junho é o dia estadual da pessoa com deficiência e essa data marca o avanço das ações governamentais em prol dessas pessoas. O governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), vem desenvolvendo ações de inclusão e conscientização em todo o Estado. A SEID, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), realizou desde o início do ano, oito Conferências Regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no interior do estado e na capital. Os eventos serviram de preparação para a Conferência Estadual que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Atlantic City, em Teresina.

De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, o Piauí é hoje uma referência na assistência à pessoa com deficiência. “Em novembro vamos sediar o Encontro Nacional de Gestores da Pessoa com Deficiência e atualmente estamos na vice-presidência nacional do Fórum de Gestores. O Piauí é um dos estados com a legislação mais avançada em relação à pessoa com deficiência, inclusive na próxima semana vamos receber a visita da assessora técnica da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, que virá conhecer o nosso trabalho com o passe livre”, destaca o secretário.

Durante a realização da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional dos Direito Humanos, virá fazer o lançamento local do Plano Viver Sem Limites. “Este será um dos grandes momentos para as pessoas com deficiência no nosso Estado, pois eles vão estar no centro das atenções da nação nesse dia”, afirma Helder Jacobina.

Em comemoração pela passagem do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa vai realizar uma sessão solene na próxima segunda-feira (11), a partir das 09h, por proposição da deputada estadual Rejane Dias. “O dia estadual da pessoa com deficiência surgiu com a finalidade de agregar todas as pessoas com deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou intelectual. O maior marco foi a criação da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que é uma secretaria específica para o desenvolvimento e implantação de ações que contemplem as pessoas com deficiência”, explica o secretário.

No próximo sábado (16) as entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência vão realizar uma confraternização para comemorar a passagem dessa data, na ocasião a SEID vai apresentar a prestação de contas do Jogo da Inclusão e serão também distribuídos brindes para essas entidades. O secretário Helder Jacobina afirma que o Piauí tem feito muito pelas pessoas com deficiência, como por exemplo, a Lei do Passe Livre, que já distribuiu mais de 16 mil carteiras em todo o Estado, mas ressalta que ainda há muito por fazer. “Essa data de 09 de junho é importante para lembrarmos que devemos continuar trabalhando e fazendo o melhor pelas pessoas com deficiência”.

Por Juarez Oliveira 
COMPARTILHAR:

+1