publicidade

publicidade

Governador e ministra assinam termo de adesão do Piauí ao Plano Viver Sem Limite

Ministra Maria do Rosário e o Governador Wilson Martins
A noite da última quinta-feira (28) entrou para a história dos direitos da pessoa com deficiência do Piauí. O governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, a ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Helena Lima e o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, durante a abertura da III Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, assinaram o termo de adesão do Piauí ao plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite, que deverá investir cerca de R$ 7,6 bilhões em todo o Brasil até 2014.

A ministra Maria do Rosário Nunes veio até o Piauí para apresentar e lançar esse plano, que vai promover os direitos das pessoas com deficiência atuando em quatro vertentes: acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. A ministra destacou que os serviços de produção órteses e próteses desenvolvidos no Piauí são referências para o Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e até da Educação, no sentido de promover a inclusão. Afirmou ainda que a meta do plano Viver Sem Limite garantir que todas as pessoas com deficiência do país tenham acesso principalmente à educação e à saúde.

O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, que é deficiente visual, destacou o importante papel de eventos como a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no sentido de ouvir a própria população para identificar as demandas de determinadas políticas públicas. “Para mim as conferências são o grande avanço que abre a democracia no Brasil, que é o momento que o governo para pra ouvir as pessoas, pra que elas tragam as suas sugestões, que serão transformadas em diretrizes, para que a partir daí o governo possa trabalhar atendendo todas essas sugestões que vem, essas propostas que vem, de modo que o atendimento às pessoas sejam sintonizadas com as necessidades dessas pessoas”, ressalta.

Já o governador Wilson Martins reforçou o compromisso do governo do estado para com as pessoas com deficiência. “Estamos aqui hoje dando segmento a uma política que foi iniciada pelo nosso companheiro Wellington Dias. E eu quero dizer que o termo de adesão ao Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o plano Viver Sem Limite, que nos assinamos aqui hoje não é nenhuma obra de pedra, de cimento, é uma obra de importância social. Também gostaria de cumprir tudo o que está previsto nesse termo, que é uma parceria importante no processo de inclusão da pessoa com deficiência no nosso Estado”, pontua.

Agradecendo a todos que trabalharam para que a Conferência fosse uma realidade, o secretário Helder Jacobina reafirmou que se o Piauí é hoje um destaque quando se fala em direitos das pessoas com deficiência, isso se deve ao compromisso do governo do estado com esta causa. “Gostaria de agradecer ao governador Wilson Martins que contribuiu bastante para a realização desse evento com muita disponibilidade e bastante desprendimento, desde que lhe apresentamos o projeto, mostrando mais uma vez o compromisso que o governo do Estado tem com as pessoas com deficiência”, lembrou.

Helder ressaltou ainda a presença de diversos prefeitos, que assinaram o termo de adesão ao plano Viver Sem Limite e destacou o importante papel dos municípios na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. “Lembro aos prefeitos que o papel dos municípios é essencial, pois não adianta o governo do estado trabalhar, sem que haja uma contrapartida dos municípios. Peço que eles se sensibilizem e assumam o compromisso de colocar em seu plano diretor de gestão, questões como a acessibilidade, a educação inclusiva, entre outros”.

A III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência segue com sua programação durante toda a sexta (29) e no sábado (30), onde serão realizadas palestras, debates e serão escolhidos os delegados do Piauí que vão representar o Estado na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em Brasília, entre os dias 03 e 06 de dezembro desde ano.

Por Juarez Oliveira 
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia