publicidade

publicidade

IAB traz a Teresina dois palestrantes estrangeiros para falar sobre Direito‏


O Instituto de Advogados do Piauí realizará na próxima terça-feira, 12 de junho, palestras com os professores Emiluis Chistitodoulidis, da Universidade de Glasgow (Escócia), e Martin Krygier, da Universidade Nacional da Austrália.

As palestras serão proferidas entre 14 e 18 horas, no Núcleo de Prática Jurídica, que fica ao lado do bloco de enfermagem do Centro de Ciências da Saúde – CSS.

Podem participar profissionais da área jurídica, estudantes, jornalistas, professores, historiadores, sociólogos e todos que se interessarem pela filosofia do direito. A entrada é franca.

O professor Chistitodoulidis falará acerca das “novas compreensões do constitucionalismo” e Martin Krygier vai explicar por que o estado democrático de direito é tão importante.

Como os dois palestrantes são professores de universidades de língua inglesa, haverá tradução das palestras.

Esse evento para expansão do conhecimento jurídico antecede o Congresso Mundial de Filosofia do Direito, que acontecerá em Recife (PE), entre os dias 14 e 17 de junho.

O palestrante Emilios Christodoulidis é professor de Direito na Universidade de Glasgow desde 2006, na cadeira de teoria da lei. Até 2011 dirigiu a Escola de Pós-Graduação de Direito. Entre 1993 e 2006 lecionou na Universidade de Edimburgo.

Doutor em filosofia do direito, é autor de oito livros. Em 1993, com seu estudo para o doutorado, ganhou o prêmio europeu para teoria legal, ao discorrer acerca de direito e política reflexivos. Três anos depois, em 1996, recebeu um prêmio pelo mesmo trabalho, concedido pela sociedade de juristas do Reino Unido.

Ele foi professor visitante da Academia Europeia de Teoria do Direito, em Bruxelas entre 1996 e 1998, na Faculdade de Direito de Antuérpia em 2008, e foi membro do Instituto de Estudos Avançados em Nantes, em 2011.

É membro do Comitê Executivo da IVR (Associação Internacional de Filosofia Jurídica e Social)

O segundo palestrante, Martin Krygier é professor de Direito e Teoria Social da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália, onde também atual como vice-diretor da Rede de Estudos Interdisciplinares de Direito. É também professor adjunto na Universidade Nacional da Austrália membro da Academia de Ciências Sociais daquele país.

Krygier foi professor visitante nas universidades Central Europeia, da Califórnia e em Berkeley. Desde 2005 ele tem sido convidado para atuar como prrofessor do Centro de Estudos Sociais, da Academia de Ciências, em Varsóvia, Polônia.

No início deste ano, atuou como professor visitante e pesquisador do Departamento de Política e Internacional Relações da Universidade de Oxford.

Cláudio Barros
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia