publicidade

publicidade

Prefeitos da região dos Cocais se reúnem em Luzilândia


Na pauta uma das principais discussões foi a “seca” que ameaça os agricultores da região.

Aconteceu na manhã de sexta-feira (01) na câmara Municipal de Luzilândia um encontro entre os prefeitos dos municípios que se localizam na região do território dos cocais. O encontro contou também com a presença representantes dos bancos do Brasil e Nordeste, representantes dos sindicatos rurais e dos trabalhadores de diversos municípios, vereadores e da ex-prefeita de Luzilândia, Janainna Marques. Na pauta uma das principais discussões foi a “seca” que ameaça os agricultores da região.

A encontro entre os gestores integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais – CITCOCAIS reuniu Prefeitos Municipais Alberto Carvalho (Luzilândia), Francisco Marques (Barras), Amaro Melo (Batalha), João , Zilton (São João do Arraial), Lucidio Rebelo (Morro do Chapéu do Piauí), Antonio Felicio (São José do Divino), Genival Bezerra (Joaquim Pires), Edilberto Marques (Joca Marques).


A Baixa precipitação de chuvas ocorrida nos municípios integrantes do Território, caracterizando a “Seca Verde” e a necessidade da decretação do Estado de Calamidade Pública foi um dos assuntos mais discutido no encontro. Durante a reunião, o ex- vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luzilândia, Cristóvão Rodrigues, entregou as autoridades presentes um documento feito pelo STTR relatando a situação dramática de estiagem que assola toda a região de Luzilândia.

Durante a reunião também foram discutidos outros assuntos, como: a prestação de contas relativa ao mês de março passado e o uso da Patrulha Mecanizada pertencente ao Governo do Estado do Piauí. Na oportunidade foi realizada também uma palestra com a participação da brasiliense Cheila Wobido, do grupo ÉOLO & HÉLIO, que explanou sobre Resíduos Sólidos na região e o atual gerente da Agência do Banco do Nordeste, Raimundo Nonato Almeida fez uma explanação sobre Linha de Créditos para o Setor Público.

O Presidente do CITCOCAIS, Lucidio Rebelo, solicitou dos demais gestores que seja realizada uma nova reunião no próximo dia 18 de junho, em Teresina, com o objetivo de tratar de todos os assuntos pendentes, inclusive com a participação do Governador do Estado e do Secretário da Defesa Civil.

Por Paula Andréas – Luzionline  
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia