40 municípios piauienses já aderiram ao Plano Viver Sem Limite


Durante a abertura da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocorrido na última quinta-feira (28), quando a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, veio ao Piauí fazer o lançamento do Plano Viver Sem Limites, 29 prefeitos municipais assinaram o termo de adesão ao plano. Na ocasião o governador Wilson Martins e a ministra Maria do Rosário também firmaram a adesão do Estado do Piauí ao plano que vai investir cerca de R$ 7,6 bilhões em acessibilidade, saúde, assistência social e educação, voltados às pessoas com deficiência.

Uma semana após a realização da Conferência Estadual, o número de municípios que aderiram ao Plano Viver sem Limite já chegou a 40, ou seja, 11 municípios procuram a secretaria estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), para fazer parte desse plano que vai mudar as políticas públicas em prol da pessoa com deficiência no Brasil. Na manhã desta sexta-feira (06), os prefeitos de Domingos Mourão, Domingos José Rodrigues, e de Boqueirão do Piauí, Raimundo de Mesquita, vieram até a sede da secretaria para firmar a adesão de seus municípios ao Plano Viver Sem Limite.

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, informou que muitos municípios estão procurando a Seid em busca de assinar a adesão ao Plano Viver Sem Limite. “Só o fato de os prefeitos virem até aqui em busca de informações sobre o plano já mostra o compromisso deles com as pessoas com deficiência. O município é quem está mais próximo às pessoas, por isso a preocupação dos prefeitos é muito importante para que as pessoas com deficiência possam ter mais oportunidades”, explica.

O prefeito Domingos José conta que as políticas de inclusão às pessoas com deficiência são essenciais. “São essas pessoas as que mais precisam de atenção dos poderes públicos. Os governantes tem que ter muita atenção à esse público”, relata. Já o prefeito Raimundo de Mesquita, revela que em seu município há muitas pessoas com deficiência e que o trabalho na área de assistência social está sendo ampliado. “Estamos dando muita atenção à assistência social nessa área da pessoa com deficiência e queremos ampliar ainda mais com a adesão ao Plano Viver Sem Limite”, conclui.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Helena Lima, revela que muitos prefeitos estão procurando a Seid em busca de informações sobre o plano. “Ficamos muito felizes pois a procura foi muito grande durante a realização da Conferência Estadual e outros prefeitos têm procurado a secretaria para assinar o termo de adesão ao plano”. Helder Jacobina fez questão de deixar claro aos prefeitos, que a Seid está aberta para orientar os municípios em relação às políticas de inclusão às pessoas com deficiência. “Não apenas sobre a adesão ao plano Viver Sem Limite, mas os prefeitos podem procurar a Seid em busca de informações sobre políticas para melhorar a vida das pessoas com deficiência, estamos de portas abertas a todos”, finaliza.

Por Juarez Oliveira 
COMPARTILHAR:

+1