Delegação sul coreana visita ZPE Parnaíba para cooperação técnica


A Companhia Administradora da ZPE Parnaíba recebeu nesta terça-feira (10), uma delegação de sul coreanos. O grupo veio em missão técnica conhecer o modelo adotado, no Brasil, de Zonas de Processamento de Exportação.

Durante a visita ao município de Parnaíba, a delegação esteve nos Tabuleiros Litorâneos e a construção da ZPE Parnaíba. O grupo também participou de uma reunião técnica com a diretoria da ZPE, onde foram expostos os indicadores socioeconômicos do Estado, as potencialidades econômicas e um apanhado de informações sobre a ZPE, como o histórico, as vantagens logísticas e os incentivos fiscais.

O professor Taek Yoon integra a missão sul coreana e mostrou-se satisfeito com a receptividade e as informações apresentadas. “Nós queremos somar ao Governo brasileiro, trazendo a experiência da Coréia do Sul e conhecendo a do Brasil. A apresentação nos deu uma ideia do grande potencial da ZPE Parnaíba”, disse.


Para o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirócles Veras, esse intercâmbio de conhecimento com um país reconhecido pelo sucesso das Zonas Econômicas Especiais (ZEE) é fundamental para o êxito das ZPEs no Brasil. “A ZPE Parnaíba está aberta para passar qualquer informação e tirar dúvidas que surjam posteriormente. O Governo do Piauí tem todo interesse em seguir com essa cooperação técnica para que assim, possamos colher bons resultados”, destacou.

Os técnicos sul coreanos conhecerão de perto cinco Zonas de Processamento de Exportação. Além da de Parnaíba, o grupo vai visitar as ZPE de Senador Guiomard (AC), de Bataguassu (MS), de Pecém (CE) e de Suape (PE). No final da visita, será realizado, no Rio de Janeiro, um seminário para avaliar o trabalho, que permitirá uma análise comparativa entre os modelos coreanos de Zonas Econômicas Especiais (ZEE) e o modelo brasileiro de ZPE com o objetivo de promover investimentos nessas áreas, no Brasil.

Por Larissa Gomes
COMPARTILHAR:

+1