publicidade

publicidade

Sucessão em Teresina: debates na TV

Jânio Holanda - Jornalista
Recentemente neste mesmo espaço, fiz referências sobre os debates nas televisões que iriam ocorrer sistematicamente nos principais canais locais. Pois bem, a sessão iniciou na semana passada e envolveu todos os candidatos à prefeitura de Teresina. Para quem acompanhou a série desses debates ocorridos nas campanhas anteriores, viu, assistiu e não deduziu nada.

Sim, isso mesmo, nada. Afinal a mesmice é idêntica aos debates do passado. Como os principais candidatos são reconhecidamente pelo público os demais, a exceção do candidato do PSB, que tem programa diário na TV, os novatos serviram apenas para mostrar a identificação das suas atividades profissionais.

De certo é que nenhum deles mostrou elementos significativos que possam contribuir para o direcionamento do voto do eleitor. Todos sabem que no Brasil e, principalmente no Piauí, a maioria vota, pura e simplesmente por “simpatia” ao candidato. Até hoje nunca meus olhos viram um debate mudar a intenção de voto de ninguém aqui no Estado.

Ao longo das discussões, as temáticas da Saúde pública, da Educação e da Mobilidade urbana foram os palcos centrais. Quando o assunto foi a saúde pública os 7 postulantes fizeram promessas de investimento no setor, porém sem dizer a origem dos recursos. Todos fizeram promessas mirabolantes, porém, concretizá-las é que é difícil.

Perguntamos de onde virá o dinheiro? Fale-se se muito em parceria com o governo federal, principalmente o candidato petista. Mas ele próprio parece esquecer que passou quase oito anos no governo e ainda hoje vemos hospitais fechados, como HU e a problemática persistente da superlotação do HUT, e sem nenhuma sensibilização do governo central da mesma fileira partidária.

Infelizmente a cultura política ainda não foi disseminada em toda a sua extensão territorial. O que vemos nas sucessivas eleições são candidatos sendo eleitos por causa de uma projeção artística (principalmente hilária); são astros do futebol, figuras exóticas e até de mundo da pornografia, entre outras. Porém, entre tantos elementos contemplados pela gozação do brasileiro, existem aqueles que realmente se propõem a contribuir para o desenvolvimento da nação através de boas ações.

Portanto, meus caros candidatos, ao debaterem saibam que eleitor quer saber, por exemplo, quais as propostas concretas para melhorar a educação, quais serão os investimentos necessários e viáveis na área da saúde, como será a geração de emprego. É com isso que o povo se preocupa, com o crescimento de Teresina.

Jânio Holanda - Jornalista  
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia