Curso de produção em TV da Escola do Legislativo‏


As aulas já começam na próxima segunda, 27. Serão 40 horas de aulas teóricas e práticas, onde os alunos terão contato com os processos de produção para programas de TV.

No primeiro semestre, a Escola do Legislativo apostou na ideia, através de uma parceria com a jornalista Alexandra Teodoro, que trabalha com produção desde 1992, quando ingressou na extinta TV Timon. “De lá para cá, muita coisa mudou. São 20 anos e as novidades foram surgindo e os programas tiveram que ser enquadrados em novas situações”, disse a jornalista.


O fato é que a produção é a alma de qualquer programa de TV. Tudo começa e termina nessa área. Além disso, é importante estar atento às áreas afins, já que, em muitos casos, elas convergem e fazem parte do dia-a-dia dos processos produtivos em uma emissora de TV

Aproveitando o sucesso da primeira turma, a Escola do Legislativo abriu inscrições para o Curso de Produção em TV. Serão 40 horas/aula, distribuídas em três semanas de aprendizado teórico e prático. As aulas começam no dia 27 de agosto.


A equipe de produção é a alma de qualquer programa de televisão. É ela quem negocia, orça, estabelece contatos, faz a comunicação interna, cuidando para que não sejam cometidos erros. Desde a reserva das ilhas de edição, estúdio equipamentos e a mobilização de toda equipe, tudo fica sob a responsabilidade da produção. É justamente esse universo que será abordado no curso.

Um bom trabalho de produção exige conhecimento de habilidades de áreas paralelas. “Além do nosso conteúdo fechado, teremos mais uma vez, palestras nas áreas de produção de eventos, cinema e ainda, de interpretação. Mesmo sendo voltado especificamente para produção, entendo que o produtor para ser completo, precisa entender o universo à sua volta”, disse Alexandra Teodoro.


Na primeira edição, realizada de março a abril deste ano, os alunos tiveram a oportunidade de assistir palestras com profissionais da categoria de Cândido Neto (fotógrafo), Antoniel Ribeiro (Produtor Cultural e diretor do Theatro 4 de Setembro), Tereza Val (Jornalista), Fernando Sequeira (engenheiro em telecomunicações) e Lázaro do Piauí (músico e apresentador). Eles abordaram, respectivamente: fotografia e luz, as etapas de uma produção de eventos ou programas, Jornalismo do Piauí, TV Digital e Do outro lado: dia-a-dia de um programa.

Ao final, os alunos apresentam programa piloto, parte da avaliação de aprendizado.


Ascom
COMPARTILHAR:

+1