publicidade

publicidade

Justiça Federal atinge mais de 90% de acordos em mutirão do Construcard


A Justiça Federal no Piauí, por meio da 4ª Vara Federal, divulgou hoje (21) o balanço do mutirão de conciliação de processos do Construcard, realizado de 06 a 09 de agosto na sede da Seção Judiciária do Piauí.

Foram negociados R$ 1.693.553,38 em dívidas do Construcard e celebrados acordos em 90,20% dos processos.

De acordo com o juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, o mutirão de conciliação visa, além de solucionar conflitos judiciais por meio do diálogo entre as partes, consolidar a cultura da conciliação no Piauí.

“Há um crescimento no número de demandas judiciais em todo o país. Por outro lado, temos conseguido resultados expressivos por meio de conciliações. A conciliação torna a Justiça mais célere e os resultados são mais satisfatórios, porque construídos pelas partes, que dialogam e chegam a bom termo”, ponderou o juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, coordenador do Núcleo de Conciliação da Seção Judiciária do Piauí.

O magistrado ressaltou ainda a expressividade no número de acordos celebrados durante o mutirão: “Atingir mais de 90% de acordos celebrados é uma demonstração de que a conciliação é realmente o melhor método para solucionar conflitos. O desafio que enfrentamos agora é consolidar essa cultura de conciliação. Muitas questões podem e devem ser resolvidas pelos sujeitos diretamente envolvidos. Quando essa solução não for possível e o conflito for judicializado, ainda assim é possível tentar a solução dialogada, cabendo ao Poder Judiciário o papel de interlocução neste processo”.

Viviane Bandeira - Seção de Comunicação Social (SECOS)
Justiça Federal do Piauí
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia