Estudante do IFPI ganha ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

O estudante do Instituto Federal do Piauí, Weslley de Vasconcelos, ganhou medalha de ouro na IV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O prêmio foi entregue no sábado, 15, em Barranquilla (Colômbia), local que sediou a competição.

Aluno do curso técnico em Contabilidade do Campus Teresina Central, Weslley foi o único representante do Piauí na competição. Além dele, a delegação brasileira era composta por mais quatro competidores. O piauiense estava acompanhado do seu orientador, professor Leudimar Uchôa, que participou de toda a preparação do medalhista.

A competição foi dividida em parte teórica, prática e de reconhecimento do céu. Os competidores realizaram cinco tipos de provas durante a Olimpíada. As provas foram de astronomia, astronáutica e astrofísica, telescópio, observações celestes, provas grupais com mesclagem entre os países e de planetário. As avaliações foram individuais e exigiram o reconhecimento do céu real e o manuseio de telescópio.

Ao todo, a OLAA contou com a participação de 34 alunos de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

Assessoria de Comunicação  
COMPARTILHAR:

+1