publicidade

publicidade

Terminou neste sábado o II Congresso Nordestino de Direito Público


Com auditório lotado, terminou neste sábado (01/09), o II Congresso Nordestino de Direito público, que foi realizado pelas Faculdades Cesvale e Faete, no auditório da OAB-PI, em Teresina. O Congresso discutiu temas ligados ao direito público e promoveu a interdisciplinaridade, com palestras que também envolvem direito constitucional, tributário, além de temas voltados para a administração pública.

Para Herbert Barreto, organizador do evento, o congresso foi um sucesso. “Um público desses em um sábado, demonstra que não é só a carga horária que interessa, é representação de sucesso, mais gratificante é ver o pessoal questionando, interessados nos assuntos abordados”, disse Herbert.


A primeira palestra da manhã foi voltada para considerações e críticas do processo penal brasileiro, a discussão girou em torno da concessão de sentenças. A professora e diretora da Academia de Polícia Civil do Piauí, Eugênia Villa, foi uma das palestrantes e defendeu a tese de que as sentenças são baseadas em subjetividade. “Falamos sobre o aspecto mais filosófico da questão, a subjetividade que leva o juiz a tomar essa ou aquela decisão. A sentença é fruto da cultura, já que o juiz é um sujeito social, um elemento humano”, explicou Eugênia Villa.

O outro palestrante da manhã, Aramis Nassif, desembargador aposentado do tribunal de justiça do Rio Grande do Sul, concordou com a professora piauiense e disse aos estudantes presentes: “não fiquem presos aos textos jurídicos, ao texto frio da lei e da jurisprudência, isso destrói a criatividade”.


O intermediador do debate foi Alessander Mendes, professor do Cesvale. Ele falou sobre a relevância do congresso que pela segunda vez é realizado no Piauí. “O Congresso de Direito Público agrega, socializa e fomenta no aluno o despertar, em muitos casos, temas de monografias, fora a importância do própria produção de conhecimento, um momento de trazer as inquietações da sala de aula para o debate”, afirmou Alessander Mendes.

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia