Bikers terão desafio na primeira capital do Piauí


Os esportes de aventura geralmente estão atrelados a questões ligadas ao meio ambiente, à valorização e divulgação da cultura e à história dos lugares onde as competições são idealizadas. Não vale só encontrar uma boa paisagem ideal para se realizar uma disputa, mas atrelar o espírito de aventura a outros atrativos, oferecendo aos competidores e à população desses lugares opções de lazer e troca de experiências em lugares inóspitos e peculiares, longe dos grandes centros, fazendo com que os participantes se sintam atraídos também pelas diferenças culturais e pelas belezas naturais da região. Assim, dois amigos apaixonados por bicicleta - Paulo Henrique Fernandes e Último Coelho, de Teresina - resolveram realizar uma das etapas mais esperadas do Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Pela primeira vez na temporada, o Sul do Piauí, mais especificamente a cidade de Oeiras receberá o Desafio da Primeira Capital, no próximo dia 21 de outubro.

Oeiras surgiu em 1696, ainda na condição de vila. Em 1712, recebeu o nome de Oeiras pelo então governador do Piauí. Em 1759 foi transformada em capital do Estado, assim permanecendo até 1852, ano em que o título foi transferido para Teresina. Apesar de ter deixado de ser o centro das decisões políticas, a cidade de mais de 300 anos tem gravada suas histórias e belezas, a maioria delas no seu rico patrimônio histórico. E para quem deseja respirar um pouco dessa história, o Desafio da Primeira Capital vale como 7ª e penúltima etapa do Campeonato Piauiense de MTB, evento oficial da Federação de Ciclismo do Piauí – FCICLOPI.


A prova pretende marcar a primeira de muitas outras edições, atraindo a presença de atletas de várias partes do Piauí e oportunizando também bikers da região do Centro Sul do Estado a participarem. Para o organizador Último Campos, Oeiras tem sua importância devido a grande parte da sua construção arquitetônica remeter-se ao período colonial e por ter sido declarada neste ano de 2012 pelo IPHAN patrimônio cultural nacional.

“A cidade de Oeiras guarda em si uma grande riqueza cultural, que vale frisar tanto pela diversidade de monumentos e na arquitetura colonial, quanto na disposição da cidade para a prática das manifestações católicas, bastante efervescentes. Oeiras também é uma rica região que pode ser explorada por quem gosta de ecoturismo, favorecendo a prática do mountain bike, rapel, Trekking, MotoCross e enduros. A região conta com grande diversidade de solos e ‘obstáculos’ geológicos, como: rios, formações rochosas, paredões, morros e grotões”, destacou Campos.

Além das categorias Elite, Sub-30, Master A-1, Master A-2, Master B-1, Master B-2, Júnior, Over-50 e Feminino, a organização resolveu inovar inserindo a categoria Turismo, no intuito de incentivar a participação de iniciantes que farão um percurso menor que os demais. A prova terá cerca de 50 km de percurso. Informações e inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1º de outubro nas lojas Giro Radical (Teresina), RGP Gráfica (Oeiras), Noroeste (Picos). Contatos: (86) 9921-4720 e site: www.desafiodaprimeiracapital.blogspot.com.br ou Facebook: facebook.com/desafio.daprimeiracapital

FCiclo-PI - Federação de Ciclismo do Piauí
Fotos: Márcia Cristina/Aldeia
COMPARTILHAR:

+1