Estrutura e percurso definidos para o Desafio da Primeira Capital


A organização do Primeiro Desafio da Capital, que marca a realização da primeira das oito etapas do Campeonato Piauiense de Mountain Bike 2012 no Sul do Piauí, mais especificamente na cidade de Oeiras, está com sua estrutura e detalhes técnicos concluídos. A equipe formada pelos diretores do evento, Último Campos Reis e Paulo Fernandes, além do diretor técnico Márcio Braz Filho, esteve na região para o acerto dos detalhes, como a conferência do percurso para todas as categorias e a questão de estrutura, como apoio de hidratação dos atletas, largada e chegada, premiação, alojamento e apoio logístico e médico. O Desafio da Primeira Capital acontecerá no próximo dia 21 de outubro, a partir das 8 horas da manhã.

São esperados entre 80 e 100 competidores, uma vez que muitos atletas estão disputando pontos no ranking estadual e esta será a 7ª e penúltima etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, prova homologada pela Federação de Ciclismo do Piauí –FCICLOPI. A novidade da etapa é a inclusão da categoria Turismo, especialmente criada para qualquer pessoa apaixonado por bike e natureza, voltada para ambos os sexos e na qual não haverá exigência de filiação na federação ou em clubes. O percurso cronometrado da prova será de 45 km e para a Turismo será de 26 km.


Márcio Braz Filho destaca que o objetivo da conferência é fazer todas as marcações da planilha, idealizada ainda no último mês de agosto. Ele acrescenta que o percurso para a categoria Turismo precisa ser diferenciado das demais, tendo em vista que o objetivo é possibilitar a iniciação dos inscritos com o esporte, possibilitando que os participantes tenham condições físicas e técnicas de completar o percurso. Já para as demais categorias, a experiência e a preparação técnica exigem trechos mais bem elaborados do percurso e distâncias maiores.

“Durante a última inspeção da trilha, todas as categorias, inclusive a Turismo, largarão juntas nos primeiros quilômetros. O início da prova começa com trecho travado, com estradão. Depois a Turismo segue outro percurso, tendo no final uns trechos também técnicos”, disse o diretor técnico.
A organização fez a checagem também da instalação do alojamento, que será no Centro de Treinamento Carcará, na entrada da cidade, onde os atletas poderão pernoitar e montar suas equipes. A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e hospitais reafirmaram o compromisso com o evento e estarão com equipes preparadas para atender a demanda da competição.


Para as demais categorias em disputa e na briga por pontos no campeonato, Márcio Braz Filho informou que a prova está ao nível técnico esperado. “Os atletas certamente irão apreciar o percurso. Nos primeiros sete quilômetros, trechos técnicos, por conta de alguns bancos de areia, single-tracks com bastante areia em meio a vegetação de caatinga até a passagem pelo açude Soizão. Em seguida, a trilha abre com um estradão de dois quilômetros com subida, mas que dá para pedalar tranquilamente. A partir daí a tônica será a velocidade, onde os atletas enfrentarão um estradão de mais ou menos 14 quilômetros com subida e descida, mas nada muito difícil. Passarão três vezes por dentro de rios, o Corrente e o Canindé, sendo que na primeira delas dá para ir pedalando”, destacou.

Antes da chegada no centro de Oeiras, em frente à igreja de Nossa Senhora da Vitória, os atletas precisarão encarar um estradão onde a característica é a diversidade de terreno, ora com areia e chão batido, ora com piçarra. “Durante o percurso, os atletas terão três pontos de apoio de água, distribuídos estrategicamente nos quase 50 quilômetros do percurso e após uma hora após o fim da prova já teremos o resultado para premiar os atletas, inclusive com premiação em dinheiro (R$ 3.500,00), brindes de patrocinadores, além de medalhas”, destacou Último Campos Reis. As inscrições estão abertas, outras informações: (86) 9434-1675/ 9921-4720.

Facebook: facebook.com/desafio.daprimeiracapital
Site: www.desafiodaprimeiracapital.blogspot.com.br.

Por Márcia Cristina
COMPARTILHAR:

+1