Secretário Helder Jacobina comemora resultados de 2012 e planeja agenda do Paradesporto 2013


O ano de 2012 ainda não acabou, mas o Piauí já pode comemorar os ótimos resultados obtidos pelos seus paratletas em competições nacionais e internacionais. Em reunião realizada no final da manhã desta segunda-feira (19) com o presidente da Federação Piauiense de Esportes para Pessoa com Deficiência, Carlos Roberto, o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destacou a participação do Piauí nas Paralimpíadas Escolares, nas Olimpíadas Especiais das APAEs e em outras competições nacionais e internacionais, como no campeonato Sul-americano de Basquete Adaptado, e informou que a SEID pretende realizar duas edições das Paralimpíadas Estaduais em 2013.

“O calendário esportivo em 2012 foi muito apertado, com diversas competições a nível nacional e internacional, onde tivemos a participação de equipes de paratletas do nosso Estado. Então devido a esse calendário apertado e ao período eleitoral, tornou-se inviável a realização da nossa Paralimpíada a nível estadual e estamos, juntamente com a Federação, planejando que em 2013 nós possamos realizar duas edições deste evento, a primeira com o foco em selecionar atletas que vão representar o Piauí em competições fora do Estado e a segunda com abrangência maior, para promover a maior inclusão das pessoas com deficiência”, explicou o secretário.


O presidente da Federação Piauiense de Esportes para Pessoa com Deficiência, Carlos Roberto, afirmou que o esporte adaptado no Piauí vive um momento único. “Os resultados obtidos nas Olimpíadas Especiais das APAEs, na Paralimpíada Escolar, no Sul-americano de Basquete em cadeira de rodas, onde tivemos o atleta José Araújo Matos Filho representando o Brasil, nos credenciam a falar que estamos no caminho certo. Por isso buscamos cada vez mais incentivos, como o que temos recebido do Governo do Estado, por meio da secretaria estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, para que possamos ter futuramente mais atletas, para participarmos de mais competições e consequentemente ganharmos mais medalhas”, relata.

Carlos Roberto destacou o apoio do Governo do Estado para que os atletas piauienses pudessem participar das competições em outros estados. “Assim como no Regional Nordeste de Basquete Adaptado, que o Governo do Estado viabilizou o nosso transporte para participarmos da competição, da mesma forma vai acontecer agora com a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete Adaptado, em Balneário Camboriú, onde o Governo do Estado vai disponibilizar as passagens aéreas. É essencial esse apoio para que possamos competir e representar bem o nosso Piauí”, destaca. Hélder Jacobina lembra ainda que no mês de julho, através da secretaria de Educação, da Fundespi e da SEID, foram entregues 10 cadeiras de rodas para basquete adaptado, o que melhorou o nível de treinamento das equipes.

Como parte do planejamento para as competições em 2013, o secretário Hélder Jacobina destacou que já foram adquiridos vários equipamentos esportivos, como mesas de Ping-Pong, carabina e pistolas de ar, bolas de basquete, de vôlei e de futsal, raquetes de badminton, entre outros materiais. “Como isso, o Governo do Estado busca incentivar cada vez mais o paradesporto, como forma de melhorar a autoestima das pessoas com deficiência e promover a inclusão através do esporte”, conclui.

Por Juarez Oliveira 
COMPARTILHAR:

+1