Campanha “Diagnóstico Precoce: sua Chance de Cura” é encerrada com sucesso em Dia D


O Dia “D” encerrou a campanha “Diagnóstico Precoce: sua Chance de Cura” do Hospital São Marcos. Hoje, 30, mais de 600 pessoas passaram pelo Hospital, que é referência no tratamento de câncer no Piauí. 500 senhas foram distribuídas para a marcação de exames preventivos e orientações sobre os principais tipos da doença foram passadas a quem se aproximava dos estandes montados dentro do Hospital.


Durante toda a manhã foram distribuídas senhas para realização de exames como o papanicolau, que pode detectar o câncer de colo do útero, a mamografia, que pode diagnosticar o câncer de mama, a dosagem de PSA, para diagnóstico de câncer de próstata, e raio “X” do tórax.


A comerciária Socorro Oliveira aproveitou a oportunidade para marcar sua primeira mamografia. “Acabei de completar 40 anos, então essa é a oportunidade perfeita para começar a fazer esse exame com frequência”, afirmou Socorro Oliveira.


Já para a autônoma Regina Sousa a senha garantiu a realização do exame deste ano. “Faço sempre, de 2 em 2 anos, pois tenho casos de câncer de mama na família. Essa é uma chance muito boa”, afirmou Regina Sousa.


A equipe de nutrição do Hospital São Marcos também se mobilizou para passar informações sobre alimentos que podem ajudar na prevenção e no tratamento do câncer. Foi montado o armazém da saúde, onde as pessoas simulavam as compras em um supermercado e depois, tinham sua sacola de produtos avaliada pelas nutricionistas.

As profissionais lembraram que o importante em qualquer dos casos é manter uma dieta equilibrada. “35% dos casos de câncer ambientais, ou seja, que não são hereditários, são desenvolvidos por causa de hábitos ruins de alimentação, que também levam à obesidade. Através de uma alimentação saudável é possível prevenir uma série de doenças, entre elas está o câncer”, explica a nutricionista Adriana Nogueira.

De acordo com a oncologista e coordenadora da campanha, Mariella Melo, a semana de atividades que movimentaram o Hospital e a presença do público fizeram da campanha um sucesso. “Agradecemos a todos os profissionais que voluntariamente participaram da campanha, doaram seu tempo para levar informação para paciente e pessoas saudáveis. Acredito que nosso objetivo é atingido quando vemos, ao fim de cada palestra, as pessoas aproveitando para esclarecer mais dúvidas e, hoje, ao vermos uma enorme fila de pessoas interessadas em realizar exames de prevenção”, avalia Mariella Melo.

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing
COMPARTILHAR:

+1