publicidade

publicidade

Caravana leva fiéis luzilandenses rumo à Canindé


A viagem, que está em sua nona edição, é patrocinada por Janainna Marques. Opositores fazem críticas sobre os recursos empregados na viagem!

Uma caravana com 11 caminhões, um ônibus e dezenas de carros particulares levando cerca de mil e trezentas pessoas saiu de Luzilândia na manhã da ultima sexta-feira (18) com destino ao Canindé (CE). O grupo de romeiros viajou cerca de 600 km para visitar o Santuário de São Francisco das Chagas, considerado o segundo maior santuário do mundo (depois de Assis, na Itália) e o maior da América Latina.


Canindé é o destino de milhares de pessoas que procuram a cidade para agradecer ou pagar promessas a São Francisco de Assis ou São Francisco das Chagas, como ficou conhecido por ter adquirido as chagas de cristo em suas mãos, segundo conta a história religiosa do santo. As diferentes histórias de vitória e milagres se unem em preces e louvores a fim de demonstrar a gratidão a São Francisco.


Para os romeiros não importa o sacrifício, o que vale mesmo é pagar sua promessa e ficar em dia com o santo, como conta dona Maria Isabel que participa pela primeira vez da Romaria “eu não costumo viajar, tenho medo dessas viagens longas, mas aproveitei a oportunidade para pagar a graça da cura da saúde do meu filho mais novo que tinha um problema no olho e se curou por obra de São Francisco. Agora vou fazer outra promessa para que a gente volte em paz, aí próximo ano se Janainna trouxer a caravana eu venho e pago de novo, né?”, brinca a romeira.  


Os fiéis luzilandenses ficaram hospedados no Abrigo dos Romeiros que recebe gratuitamente caravanas de peregrinos. Durante todo o dia pagaram suas promessas, participaram das missas realizadas na Basílica, visitaram e tiraram fotos para guardar a lembrança da viagem na estátua de São Francisco das Chagas, um dos pontos mais visitado pelos romeiros.  


A romaria, que está em sua nona edição, é organizada pelo grupo político de Janainna Marques e teria tido seu inicio por meio de uma promessa feita pela ex-prefeita de Luzilândia ao santo. A romaria começou ainda quando a líder política era prefeita do município de Joca Marques. Além dos fieis luzilandenses, dois caminhões pau de arara da cidade vizinha também participaram da caravana.

Além dos populares vários líderes políticos integraram a caravana, entre eles a prefeita de Luzilândia Ema Flora e o de Joca Marques Onofre Franco, isso gerou críticas e dúvidas sobre os recursos empregados para realização da viagem. Questionada sobre o assunto Janainna Marques é incisiva “a promessa é minha ou da prefeitura? A gente recebe tantas graças todos os dias e não podemos fazer uma caridade para agradecer? As pessoas que não acreditam nisso, precisam de mais Deus no coração, e graças a Deus eu tenho vários amigos que assim como eu tem fé, e é com essa fé que pela nona vez vamos em caravana a Canindé!” exclama.

Por Paula Andreas/Luzionline
Fotos: Francisco Costa
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia