Definida data da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí


O prefeito do município de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina), Dalberto Rocha (PSD), anunciou a data da 10ª edição da Festa da Melancia. O evento deste ano acontece no dia 02 de março, no galpão da melancia, localizado no Povoado Tamarindo, zona rural do município.

A festa foi criada em 2002 e desde então deixou de ser realizada em apenas dois anos, por que a safra da melancia foi prejudicada pela estiagem. Este ano as chuvas também estão irregulares no município, mas o prefeito já disse que é uma boa oportunidade para mostrar a situação às autoridades do estado e chamar a atenção para incentivos que possam ajudar o produtor, garantindo que o ivestimento feito não seja pardido.

O prefeito anunciou que vai se reunir com os plantadores de melancia e também com sua equipe de governo para decidir sobre a programação a ser seguida no dia evento. Tradicionalmente, a festa é marcada por competições inusitadas como o maior comedor de melancia e a dança com a melancia na cabeça. Outro grande momento da festa é a escolha da rainha dos plantadores de melancia, que traz belas moças, filhas de agricultores, para concorrerem ao título simbólico de rainha.

O evento vem se consolidando a cada ano como um dos maiores do estado do Piauí neste seguimento. Seu objetivo pricipal é divulgar o cultivo da melancia no município, colaborando diretamente para atrair compradores e investidores na região. A melancia produzida em Jatobá já é exportada para vários estados do nordeste até o sul do país como o estado do Paraná. Empresas do ramo de agronegócio também têm os produtores de Jatobá como grandes parceiros e chegam a instalar escritórios de apoio no município.

Campo Maior em Foco
COMPARTILHAR:

+1