Prefeitos visitam Seid em busca de informações sobre Inclusão


A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a visita de dois gestores municipais que buscavam informações sobre políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. A prefeita de Milton Brandão, Mara Resende, e o prefeito de Campinas do Piauí, Chico de Miguel, foram recebidos pela equipe da Seid, que repassou informações sobre os vários eixos do Plano Viver Sem Limite e sobre os serviços prestados pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

A prefeita Mara Resende explica que decidiu procurar a secretaria para conhecer mais essa área e para se informar sobre as ações que o município pode pleitear junto aos governos Federal e Estadual. “Essa iniciativa foi tomada por conta da situação do nosso município, onde temos uma quantidade expressiva de deficientes e, além disso, por conta do importante trabalho desenvolvido pela secretaria”, ressalta.

O gestor de Campinas do Piauí, Chico de Miguel, conta que a visita à Seid serviu para que ele conhecesse dados importantes sobre o seu município, como o percentual de pessoas com deficiência na população. “Fui informado de que o nosso município possui 24% da população com algum tipo de deficiência, isso de acordo com o Censo de 2000, o que atualmente deve ser maior”, destaca. De posse desses dados, o prefeito explica que vai buscar levar ao município a maior quantidade de benefícios possíveis.

A gerente de Projetos da Seid, Natália Santos, fez uma pequena apresentação das ações que os prefeitos podem solicitar por meio do Plano Viver Sem Limite, relativas às áreas da saúde, educação, inclusão social e acessibilidade. “O fator mais importante para que os prefeitos tenham acesso a essas ações é a informação, e o fato deles terem procurado a secretaria abre esse canal de comunicação, que trará benefícios para todos”, explica. A diretora de Gestão da secretaria, Régia Leão, destaca ainda que após esse primeiro contato, é importante que os prefeitos formem equipes que possam ficar em contato direto com a secretaria.

O secretário Hélder Jacobina destaca que a Seid está de portas abertas para que mais prefeitos possam se informar sobre os programas e ações do Governo Federal e do Governo do Estado do Piauí na área da pessoa com deficiência. “Temos uma equipe qualificada no que diz respeito às ações do Plano Viver Sem Limite e que pode contribuir muito para os gestores buscarem os recursos estabelecidos pelo Governo Federal nos âmbitos da educação, saúde, acessibilidade e inclusão social”, finaliza.

Por Juarez Oliveira  
COMPARTILHAR:

+1