Presos recebem certificado de conclusão de cursos e cartilhas‏


Nesta segunda-feira, 21 de janeiro, 20 apenados da Colônia Agrícola Major César Oliveira receberam certificado de conclusão dos cursos de cooperativismo, empreendedorismo, granja de suínos, avicultura caipira, caprinocultura e psicultura, e certificados de participação em palestras, todos ministrados no estabelecimento penal através da equipe multidisciplinar da 2ª Vara Criminal de Teresina, por colaboradores voluntários da Justiça.

Participaram da solenidade, realizada na capela da Colônia Agrícola, o juiz José Vidal de Freitas Filho, o promotor de justiça Elói Pereira de Sosa Júnior, a defensora pública Andréia Melo de Carvalho, os servidores do Judiciário João Bento de Sousa Neto, Francisco Melo Lima Filho, Sara Alves Bastos e Joselson Silvestre de Sousa, o diretor do presídio, Carlos Barbosa Dias e os servidores da Secretaria de Justiça, Rosângela Queiroz e Raumário Mourão e Silva.

Nesta terça-feira, 22/01, o juiz Vidal entregou a Cartilha da Mulher Presa, elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça, a todas as apenadas da Penitenciária Feminina de Teresina. A cartilha contém uma síntese dos direitos e deveres da mulher que se encontra recolhida a estabelecimento penal, cumprindo pena privativa de liberdade.

Na ocasião, foram parabenizadas as 4 apenadas que haviam recebido o benefício da saída temporária do final de 2012, uma vez que todas retornaram ao presídio ao término do prazo.
Para o juiz Vidal, a realização de cursos e palestras para apenados é um passo importante na qualificação profissional do apenado, ajudando-o na obtenção de emprego e consequente reinserção plena na sociedade.

Da mesma forma, segundo o juiz, a entrega da cartilha é da grande relevância, especialmente para os condenados a pena privativa de liberdade, auxiliando-os na conscientização de seus direitos e obrigações.

Para o ano de 2013 estão sendo programados novos cursos e palestras, inclusive sobre a saúde da mulher e planejamento familiar, para as detentas da Penitenciária Feminina.

Ascom TJ/PI
COMPARTILHAR:

+1