Prorrogadas inscrições de grupos musicais para o Concertos do Nordeste


Projeto apoiado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste levará música erudita às cidades do Ceará e Paraíba

O prazo para inscrições de grupos musicais no “Concertos do Nordeste” foi prorrogado para a próxima quarta-feira, 23 de janeiro. O projeto levará música erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Serão selecionados oito grupos para tocar em cinco cidades nordestinas. Podem participar artistas de todo a Região Nordeste. As inscrições devem ser feitas no site Toque do Brasil, pelo endereço:

Os artistas que tiverem dificuldade com a plataforma online podem enviar materiais como release, CDs e fotos para o endereço da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) na Rua Engenheiro Plácido Coelho Junior, 180, Vincente Pizon.

As performances vão acontecer nos finais de semana de 22 e 23 de fevereiro, e 1º e 2º de março. O Centro Cultural do Banco do Nordeste será o palco em Juazeiro (CE) e Sousa (PB). Em Fortaleza, haverá shows nos quatro dias, sempre no Theatro José de Alencar. O Centro Cultural do Araripe (REFSA) abrigará as apresentações do Crato (CE). Em Cajazeiras (CE), os músicos serão recebidos na praça Dom Adauto (Praça da Prefeitura).

Segundo o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, várias cidades nordestinas dispõem de orquestra sinfônica e escolas de música. No entanto, ele recorda que a música erudita continua sendo apreciada por um público pequeno. “Os grupos tradicionais estudam e aprofundam seus conhecimentos empiricamente, tendo como espaços de ensaios os quintais, praças, terreiros e alpendres nordeste afora. São mundos musicais diferenciados que pouco se encontram, mas que trabalham e intensificam o gosto pela música e por nossa cultura”, afirma Tibico Brasil.

Para somar ao evento, os shows contarão também com grupos representantes das raízes culturais nordestinas. Neste caso serão convidados grupos de renomes na região Nordeste. Na programação ainda, uma série de oficinas e painéis de debates com temas relacionados ao universo da música erudita e da música que busca a tradição popular nordestina serão ministradas gratuitamente em todas as cidades participantes.

“Queremos levar a música erudita para um público que não tem acesso a este tipo de música. Por isso, os showssão gratuitos e em locais abertos ou que possamos ter um grande público”, explica Ivan Ferraro, Presidente da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará -Prodisc).

O projeto Concertos do Nordeste é uma realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, Prodisc e Casa Fora do Eixo Nordeste. O objetivo é levar a música erudita à população e consequentemente aproximar o nordestino de um estilo pouco conhecido do grande público.

Mais informações:
(85) 32625011 / (85) 99982038
COMPARTILHAR:

+1