Serviço Integrado de Registro Civil é implantado em Parnaíba


Foi lançado nesta segunda-feira (28) em Parnaíba, o Serviço Integrado de Registro Civil. A parceria entre o Conselho de Justiça do Estado do Piauí com as maternidades da cidade, objetiva assegurar no mesmo dia do nascimento de um bebê, o registro civil que é direito de todo cidadão brasileiro.

Representantes de outros hospitais como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, participaram da reunião onde foram informados sobre o novo sistema de emissão do documento.

Os órgãos envolvidos nesse trabalho são: Corregedoria Geral de Justiça, Vara de Registros Públicos, Oficiais do Registro Civil e seus prepostos designados a operar nas unidades interligadas e, agora as maternidades interligadas aos cartórios.

Com o programa, cada maternidade terá diariamente um funcionário dos cartórios com acessos exclusivos ao sistema de registro.

Em janeiro de 2012, o serviço iniciou em Teresina e tem como meta inaugurar mais de 30 pontos em todo o Estado. Depois de Parnaíba, serão inaugurados ainda no primeiro semestre deste ano outras unidades, o projeto deve ser concluído em 2014.

Por Larissa Teixeira
Foto: Gleitowney Miranda
COMPARTILHAR:

+1