57ª CONCAFRAS é iniciada na cidade de Parnaíba


Voluntariado, paz, esperança, alegria, fraternidade, caridade, amor e muita motivação foram os ingredientes principais que levaram pessoas de todo o Brasil e do mundo a participarem da 57ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita – CONCAFRAS/PSE, em Parnaíba (PI).

Com aproximadamente 1200 inscritos, o evento teve início na madrugada do sábado (9) e se estende até o dia 12 de fevereiro. O sol ainda não tinha mostrado a sua luz quando as delegações das cidades vizinhas começaram a alegrar o ambiente. Os primeiros caravaneiros a chegarem vieram do Maranhão, com dois ônibus lotados, vindos das cidades de São Luís, Itapecuru-Mirim, Igarapé do Meio, Viana, Dom Pedro e Presidente Dutra.

Ao longo do dia, caravanas de 89 cidades, abrangendo 15 estados do Brasil e outros 12 países convidados chegaram ao maior evento de voluntariado do mundo, sediado na Universidade Federal do Piauí – UFPI. Participantes da Angola, Porto Príncipe, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, El Salvador, México Colômbia, Argentina, Venezuela, Portugal e Inglaterra foram recebidos com muito entusiasmo pela equipe de trabalhadores locais e de outras cidades, orientando os visitantes a realizarem o tratamento espiritual e o credenciamento no evento.

No período da noite houve a abertura oficial da 57ª CONCRAFRAS – PSE, que acontece, simultaneamente, em 4 cidades brasileiras, Parnaíba (PI), Várzea da Palma (MG), Manaus (AM) e Santa Maria (RS). A cerimônia de abertura teve início com a alegria cristã seguida da prece, proferida pelo representante do Movimento Espírita de Parnaíba, Airton Alves.


A mesa de abertura foi composta pelo Presidente da CONCAFRAS 2013 de Parnaíba, Francisco Daniel Moreira Santos; pelo Prefeito da cidade de Parnaíba, Florentino Neto; pela representante da Universidade Federal do Piauí, Maria Helena Alves; pelo cidadão de Parnaíba, Merval Neri; pelo Vereador de Parnaíba, Antônio Fortes Dinis; pelo representante do Movimento Espírita de Parnaíba, Airton Alves; pelo Presidente da CONCAFRAS Mundial em Honduras, Fred Virgil; pelos representantes do Movimento Espírita na Guatemala, Edgar Abella e Udini Monzon e, pelo representante do Movimento Espírita de El Salvador, Ruben Ponce.

Após a execução do Hino Nacional, o Presidente da CONCAFRAS de Parnaíba, Francisco Daniel Moreira Santos, em seu discurso, deu as boas vindas aos caravaneiros e agradeceu a todos os que contribuíram, do Brasil e do exterior, para que este sonho, a CONCAFRAS, se tornasse realidade.

Com a frase “a fraternidade humana é a atitude que mais reflete o Criador”, o Prefeito Municipal de Parnaíba, Florentino Neto, enfatizou em seu discurso que a CONCAFRAS é um evento que traz benefícios turísticos, moral/espiritual e social para a cidade. Comunicou também, em sua fala, que assinou a Lei reconhecendo como utilidade pública o Centro Espírita Chico Xavier, patrocinador da CONCAFRAS de Parnaíba, sendo plenamente aplaudido pelos presentes na quadra de esportes que sediou a abertura do evento.

Fred Virgil, presidente da 1ª CONCAFRAS Mundial, que acontecerá em Tegucigalpa (Honduras), em julho de 2013, agradeceu a oportunidade de prestigiar a 57ª CONCAFRAS de Parnaíba e convidou, com muito entusiasmo, todos os presentes para participarem da primeira edição internacional do evento que marcará mais um grande passo para a união entre os povos por um mundo melhor.

Durante os outros dias do evento, os caravaneiros participarão de estudos sobre a Campanha de Fraternidade Auta de Souza – CFAS, sobre o Tema Central da CONCAFRAS “Segue os passos do Mestre enquanto é dia”, sobre os Temas Históricos e atuais e sobre os Temas Específicos, todos seguidos das práticas assistenciais, oportunidade em que terão para exercitar a caridade, o voluntariado e, consequentemente, a prática do bem.

Por Edson Almeida
COMPARTILHAR:

+1