Deputado apresenta projeto para levar tratamento de câncer a todo o Piauí‏

Assembleia Legislativa do Piauí
Está tramitando na Assembleia Legislativa o projeto de autoria do deputado estadual Cícero Magalhães, que cria a rede de atenção oncológica do Estado do Piauí.

A idéia é criar um conjunto articulado de várias Unidades de Assistência em Oncologia dotadas de condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento do câncer.

"Queremos que o portador da doença possa diagnosticá-la e tratá-la perto de casa, sem necessidade de se deslocar até Teresina", esclarece Magalhães.

A proposta é expandir o tratamento para o maior número de municípios possível e ainda para cidades-pólo. As unidades integrantes da rede devem oferecer quimioterapia, radioterapia, cirurgias oncológicas e cuidados paliativos, entre outros serviços.

Para a efetivação da Rede de atenção Oncológica do Estado do Piauí, o poder público poderá estabelecer convênios com organizações não-governamentais devidamente habilitadas, mediante apresentação de projetos que atendam aos propósitos da Lei.

O projeto de lei prevê ainda uma série de ações preventivas a serem executadas a partir de sua aprovação. O projeto ainda vai passar pelas comissões antes de ser votado em plenário.

Ascom
COMPARTILHAR:

+1