publicidade

publicidade

Ferroviário participará da segunda divisão do Campeonato Piauiense

Sede do Ferroviário Atlético Clube na Avenida São Sebastião em Parnaíba
Um dos clubes de futebol de grande tradição em Parnaíba, o Ferroviário Atlético Clube, presidido pelo senhor Rodney Spíndola, participará este ano do Campeonato Piauiense da 2ª divisão, que terá início no 2.º semestre de 2013. A disputa, de grande importância aos clubes, colocará o vencedor na 1ª divisão do campeonato. A data do primeiro jogo ainda não foi definida pela federação.

No ano passado, o clube participou, representando Parnaíba, da Copa Piauí, da qual foi vice-campeão. Esta competição dá acesso ao vencedor participar da série “D” do Campeonato Brasileiro, cujo atual campeão é o Sampaio Corrêa, de São Luís (MA).

Saiba mais sobre o time:

Para fazer a alegria do povo parnaibano, um grupo de funcionários da então Estrada de Ferro Central do Piauí fundaram o Ferroviário Atlético Club (FAC), naquele memorável dia 06 de setembro de 1946. Mencionando alguns de seus fundadores, lembramos do saudoso Dr. Walterdes Machado Sampaio, Sebastião Diniz, Sebastião Lauro (Ição - o homem das onze posições), Luiz Gonzaga (Cabaça), Raimundo Ribeiro do Nascimento (Leiterinho), Nonato Bem, Cuncunha, Wilson Penafiel (Cafuringa), Francisco das Chagas (Palanqueta), Raimundo Nascimento (Raimundo Rasga), José Marques e muitos outros que fizeram parte de tão expressivo acontecimento.

A princípio o clube era formado somente por pessoas do quadro, posteriormente foram incorporados atletas particulares que foram em seguida "fichados" na empresa ferroviária. A primeira sede funcionou onde hoje existe um posto de combustível na avenida governador Chagas Rodrigues, na esplanada da estação. Depois o clube foi transferido para o local onde funciona a Escola Roland Jacob e no início da década de 1960 foi comprada a sede atual, na avenida São Sebastião, pelo valor de Cr$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros). O clube abria suas portas para festas grandiosas, com a presença de grandes nomes da música como Waldick Soriano e Altemar Dutra.

O time do ferroviário, carinhosamente chamado de "Ferrim", participou da Liga Parnaibana, vencendo vários campeonatos, como por exemplo bicampeonato em 1963. Excursões pelo Brasil, amistosos com grandes agremiações do Norte e do Nordeste marcam a história do time.

Depois o clube passou por algumas baixas, no início da década de 1980 ele respira novamente, volta à liga e retorna com os bailes, passa posteriormente por dificuldades nas últimas décadas e agora tenta se reafirmar como nos velhos e bons tempos. "Vai Ferrim".

Texto elaborado por: Helcio Carvalho Mesquita de Araujo (Historiador) e Raimundo Nonato Mesquita de Araújo (ferroviário aposentado).

Superintendência de Turismo e Esporte de Parnaíba
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia