Ferroviário participará da segunda divisão do Campeonato Piauiense

Sede do Ferroviário Atlético Clube na Avenida São Sebastião em Parnaíba
Um dos clubes de futebol de grande tradição em Parnaíba, o Ferroviário Atlético Clube, presidido pelo senhor Rodney Spíndola, participará este ano do Campeonato Piauiense da 2ª divisão, que terá início no 2.º semestre de 2013. A disputa, de grande importância aos clubes, colocará o vencedor na 1ª divisão do campeonato. A data do primeiro jogo ainda não foi definida pela federação.

No ano passado, o clube participou, representando Parnaíba, da Copa Piauí, da qual foi vice-campeão. Esta competição dá acesso ao vencedor participar da série “D” do Campeonato Brasileiro, cujo atual campeão é o Sampaio Corrêa, de São Luís (MA).

Saiba mais sobre o time:

Para fazer a alegria do povo parnaibano, um grupo de funcionários da então Estrada de Ferro Central do Piauí fundaram o Ferroviário Atlético Club (FAC), naquele memorável dia 06 de setembro de 1946. Mencionando alguns de seus fundadores, lembramos do saudoso Dr. Walterdes Machado Sampaio, Sebastião Diniz, Sebastião Lauro (Ição - o homem das onze posições), Luiz Gonzaga (Cabaça), Raimundo Ribeiro do Nascimento (Leiterinho), Nonato Bem, Cuncunha, Wilson Penafiel (Cafuringa), Francisco das Chagas (Palanqueta), Raimundo Nascimento (Raimundo Rasga), José Marques e muitos outros que fizeram parte de tão expressivo acontecimento.

A princípio o clube era formado somente por pessoas do quadro, posteriormente foram incorporados atletas particulares que foram em seguida "fichados" na empresa ferroviária. A primeira sede funcionou onde hoje existe um posto de combustível na avenida governador Chagas Rodrigues, na esplanada da estação. Depois o clube foi transferido para o local onde funciona a Escola Roland Jacob e no início da década de 1960 foi comprada a sede atual, na avenida São Sebastião, pelo valor de Cr$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros). O clube abria suas portas para festas grandiosas, com a presença de grandes nomes da música como Waldick Soriano e Altemar Dutra.

O time do ferroviário, carinhosamente chamado de "Ferrim", participou da Liga Parnaibana, vencendo vários campeonatos, como por exemplo bicampeonato em 1963. Excursões pelo Brasil, amistosos com grandes agremiações do Norte e do Nordeste marcam a história do time.

Depois o clube passou por algumas baixas, no início da década de 1980 ele respira novamente, volta à liga e retorna com os bailes, passa posteriormente por dificuldades nas últimas décadas e agora tenta se reafirmar como nos velhos e bons tempos. "Vai Ferrim".

Texto elaborado por: Helcio Carvalho Mesquita de Araujo (Historiador) e Raimundo Nonato Mesquita de Araújo (ferroviário aposentado).

Superintendência de Turismo e Esporte de Parnaíba
COMPARTILHAR:

+1