PRF apreende dois caminhões com carregamento irregular de madeira‏


Na noite de ontem (19), Agentes da Polícia Rodoviária Federal do posto PRF do município de Picos, Km 292 da BR 316, apreenderam dois caminhões com carga de madeira em formato de lenha cuja documentação legalmente exigida para transporte apresentava irregularidades.

Inicialmente foi fiscalizado o caminhão M Benz, placa de Olindina/BA, que transportava 40m3 de lenha. Na ocasião a fiscalização verificou que haviam sido adulterados informações contidas na nota fiscal e no Documento de Origem Florestal – DOF. Este é o documento do Ibama que autoriza o transporte de madeira,. Nele havia sido alterada a data de validade. O condutor H.K.A.C, 31 anos, foi encaminhado à Central de Flagrantes em Picos para responsabilização por suposta adulteração de documento público.

Em outra ocorrência, desta feita fiscalizando o caminhão M Benz placa de Fortaleza, agentes da PRF apreenderam mias 40m3 de lenha. Neste caso restou apurado que a descrição e quantidade da madeira eram discordantes no DOF e na Nota Fiscal. Em ambos os casos a madeira apreendida foi encaminhada ao Ibama na cidade de Picos para as medidas legais.

O comércio ilegal de madeira utiliza do artifício de adulterar a documentação legal para transporte com o intuito de promover a derrubada de vegetação em área superior àquela que havia sido autorizado pelo órgão de fiscalização e controle do meio ambiente. Esta prática leva ao desmatamento desordenado, com consequente dano geral ao meio ambiente. A madeira em questão era originária de Oeiras/PI e tinha como destino o município de Araripina/PE.

Comunicação Social PRF/PI
COMPARTILHAR:

+1