publicidade

publicidade

“Toda ação tem reação”: Cesarino teria apenas dado o troco no Parnahyba


Na Copa do Brasil 2013, o Piauí será representado por dois clubes que foram campeões em torneios estaduais no ano de 2012. O Parnahyba tem sua vaga por ser o atual campeão piauiense de futebol, competição que foi realizada no início do ano passado. Já o Flamengo-PI por ser o campeão da Copa Piauí, torneio disputado em meados de agosto do mesmo ano.

O Parnahyba Sport Club disputará sua quarta Copa do Brasil, sendo que o mesmo já representou o estado do Piauí na competição nacional nos anos de 2005, 2006 e 2007. Em 2013 por ser o ano do seu centenário o Tubarão do Litoral promete fazer bonito e passar para próxima fase do certame. Por se tratar desse ano tão especial para o time do litoral piauiense, a diretoria azulina agiu antecipadamente, enviando um ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) através da FFP (Federação de Futebol do Piauí) pedindo para que o Parnahyba enfrentasse em seu primeiro confronto da Copa do Brasil um clube de renome nacional, afim de gerar uma boa renda no primeiro jogo, que será realizado em solo piauiense. Tendo em vista que a primeira fase do campeonato são jogos de ida e volta, sendo que o primeiro jogo é realizado naquele estado aonde a federação é mais “fraca” em relação ao adversário. No caso do azulino, pegar um time de grande porte, significaria que o primeiro jogo automaticamente seria no Piauí. No documento enviado para CBF estava especificando que o clube pretendia enfrentar times como: Flamengo-RJ e Santos do craque Neymar.

Para poucos coincidência, mas para muitos uma barganha por parte da diretoria rubro-negra piauiense, o Flamengo-PI enfrentar em sua primeira partida justamente o Santos, tão desejado pela equipe da cidade de Parnaíba. Aliás, enquanto o presidente da Raposa, Jankel Costa passou uma semana na federação paulista em conversação com os superiores do futebol brasileiro, a diretoria do Parnahyba esperava ser atendida pelos mesmos por está vivenciando o ano de seu centenário. Tendo em vista que o clube do litoral é o 8º clube nordestino a completar 100 anos de história.

Esse suposto “apadrinhamento” por parte da FFP com o Flamengo-PI, gerou muita revolta na diretoria do Tubarão e em seus torcedores.

Cesarino Oliveira - Presidente da FFP | Gilson Brito - Acesso343
Para muitos a decisão da “indicação” do time que enfrentará o Parnahyba nada mais foi que um grande troco, ou seja, quando Cesarino Oliveira atual presidente da FFP era candidato a presidência da mesma, a diretoria do Parnahyba Sport Club por “questões políticas” optou por apoiar o seu adversário, Lula Ferreira que na época buscava sua reeleição, justamente quando o Flamengo piauiense dava total apoio Cesarino.

Diante do exposto fica muito claro a “decisão da federação” se baseia na 3ª Lei de Newton, “toda ação tem uma reação”. Será que depois de tudo isso ainda veremos dirigentes azulinos “choramingado pelos quatro cantos” do velho Estádio Petrônio Portela?

Parnahyba x ABC, Flamengo-PI x Santos pela Copa do Brasil 2013 ainda não tem data definida. Mas a competição está marcada no calendário do futebol nacional para começar no mês de abril.

Por Gilson Brito e Kairo Amaral
Foto: Gilson Brito
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia