Arte, cultura e belezas naturais são opções durante o feriado em Barra Grande


O feriado da Semana Santa é um período em que a maioria das pessoas aproveita para descansar, ou costuma viajar ao interior do Estado para acompanhar as celebrações religiosas. Mas há tire esses dias de recessos para conhecer melhor o litoral do Piauí, e quem optar pela praia de Barra Grande terá um atrativo a mais entre os dias 26 e 30 deste mês de março. É durante esse período será realizado o Barra Jazz 2013, que vai reunir atrações musicais, feira de artesanato, festival gastronômico e rotas de passeios turísticos.

Entre as entidades que estão dando apoio à realização do Festival está a Rede de Turismo Barra e Caju, composta pelas associações de condutores de turistas de Barra Grande e Cajueiro da Praia. A rede esta contribuindo com a organização das feiras de artesanato e gastronômica do evento. Além disso, as associações estão disponíveis para a realização de passeios turísticos durante todos os dias do festival.

“Essa é uma grande oportunidade para a divulgação do destino turístico Barra Grande e Cajueiro da Praia dentro e fora do Estado do Piauí”, ressalta o coordenador da Rede de Turismo Barra e Caju, George Rebelo. Ainda de acordo com o coordenador, a participação das associações no apoio ao Barra Jazz 2013 reforça a economia local, aproximando os produtores dos visitantes para a comercialização e ajudando na divulgação de seus produtos.

Para o idealizador do Barra Jazz, Júlio Medeiros, a importância do festival se dá por conta do amplo apoio da comunidade de Barra Grande à sua realização. “Os donos de pousadas e restaurantes, as associações de condutores de turistas, os artesãos, a prefeitura, a secretaria de turismo, todos abraçaram esse projeto e por isso ele está dando certo”, destaca. Júlio ressalta que o turismo na Barra Grande começou a melhorar a renda da população e que para o período do festival as pousadas já estão todas reservadas e os restaurantes vão registrar grande fluxo. “É por conta dessa integração que o festival está dando certo”.

George Rebelo explica que a produção de artesanato de Barra Grande vem crescendo devido ao aumento do fluxo turístico, e que esse mercado continua em expansão. “Outro ponto que vem atraindo maior número de visitantes são as belezas naturais de Barra Grande, que as associações da Rede Barra e Caju estarão oferecendo aos visitantes, por meio de passeios ecológicos, tanto em Barra Grande, quanto em Cajueiro da Praia. Os turistas terão à sua disposição, como principais atrativos, a rota do cavalo marinho e o passeio de canoa pelo Rio Timonha, onde se encontra o peixe-boi marinho”, finaliza o coordenador.

Por Juarez Oliveira  
COMPARTILHAR:

+1