Entidades realizarão Ato Público em Pedro II pelo Dia da Água


Para o ato, são esperadas caravanas de comunidades agrícolas de vários pontos do Estado, que estão sendo atraídas à discussão pelas associações dos municípios.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizará na próxima sexta-feira (22) o ato público em comemoração ao dia mundial da água, desta vez no município de Pedro II. Em 2013, a edição chama atenção para a situação de estiagem que assola o nosso estado do Piauí e para a qualidade, conservação e a importância dos recursos hídricos para a vida.

Para o ato, são esperadas caravanas de comunidades agrícolas de vários pontos do Estado. O ato deve reunir moradores de Pedro II, agricultores e agricultoras das áreas próximas, como das cidades de Lagoa do São Francisco, Piripiri, Piracuruca, Domingos Mourão, Milton Brandão, São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí , Assunção do Piauí e outros. Além de caravanas que já estão sendo mobilizadas de municípios do semiárido do sul do Estado.

“O ato público possui dois eixos. O primeiro é lembrar a data, de maneira a destacar a situação do acesso à água nas comunidades do semiárido. O segundo é provocar na sociedade uma reflexão sobre a situação da seca no Estado do Piauí. Em 2013, vemos a continuidade de um período de estiagem iniciado em 2012. Já é constatada a perda de plantio prevista para este início de ano”, comenta Carlos Humberto, Coordenador do FPCSA.

As escolas da rede pública também estão sendo mobilizadas a participar deste dia de conscientização da conservação e importância dos recursos hídricos para a vida.

Água, um direito humano

A água potável é um direito fundamental de todos os cidadãos e cidadãs. Ela é indispensável para viver dignamente e é condição prévia para a realização de outros direitos humanos. Apesar de reconhecerem a água como um direito, muitos países, inclusive o Brasil, carecem de uma política estruturante que garanta à população água de qualidade e em quantidade suficientes.

O ato público

O Fórum preparou uma programação para toda a manhã do dia 22 de março. Confira:
- 06h00 - Concentração na orla do açude Joana e recepção das caravanas do Fórum
- 06h30 - Café compartilhado na orla do açude Joana
- 07h00 - Saída em caminhada da BR 404, orla do açude, entrando pela avenida Coronel Cordeiro, com parada em frente à agência do Banco do Brasil, onde será exposta a situação local das águas, seguindo, depois, pela rua Jacob Uchôa e Domingos Mourão
- 08h30 - Chegada à Praça Domingos Mourão Filho (Praça Matriz)
- 09h00 - Formação da mesa: Apresentação de dados da seca e experiências de convivência com o semiárido local, regional e estadual.
- 09h30 - Apresentação do representante da SEMAR/PI
- 10h00 - Encaminhamentos
- 11h00 - Encerramento e animação com artistas locais.

Por Paula Andréas  
COMPARTILHAR:

+1