publicidade

publicidade

ICMBio e IBAMA na proteção do Caranguejo Uçá no Delta do Parnaíba

Cata do Caranguejo | Foto: Gilson Brito - Acesso343
Os escritórios regionais do ICMBio e do IBAMA estão desenvolvendo ação conjunta de fiscalização e educação ambiental visando a manutenção da paralisação da atividade de cata do caranguejo-uçá na região durante o período de reprodução do crustáceo.

De acordo com Fernando Gomes, há cerca de seis anos, o Ibama, a pedido dos próprios catadores de caranguejos, elaborou um programa de proteção à espécie. "Como resultado, registra-se um aumento significativo no número de caranguejos, garantindo trabalho contínuo para os catadores. Para prosseguir essa atuação, é preciso o apoio de toda a sociedade, principalmente dos comerciantes", ressaltou.

Nos períodos anteriores de andada, os fiscais do IBAMA e do ICMBio fizeram um trabalho educativo junto aos estabelecimentos que comercializam os crustáceos. Foram distribuídas cartazes sobre a importância da andada e apreendidos os caranguejos vivos e estocados irregularmente. "A partir da orientação, a equipe de fiscalização estará multando quem desobedecer à lei", informou Fernando.
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia