Piauí sobe de 27º para 9º em número de filiados na Confederação Brasileira de Ciclismo


Nos últimos três anos, o Piauí deu um salto relevante quando o assunto é ciclismo, tanto o mountain bike, quanto o ciclismo de estrada. Em 2012, a Federação de Ciclismo do Piauí – FCICLOPI passou de último colocado (27º) no ranking nacional em número de filiados na Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC para a nova colocação, tendo atualmente 480 atletas filiados. Esse crescimento se deve ao melhoramento técnico e organizacional das etapas do campeonato piauiense de mountain bike e de ciclismo, que atraíram mais participantes para as competições. Com isso, a entidade nacional vem reconhecendo o trabalho dos dirigentes e organizadores de competições do Estado e vem homologando etapas que valem pontos para o ranking nacional.

No ano passado, uma prova valeu como etapa do Brasileiro de mountain bike, o Rally 40 Graus, e também o estado foi sede da Copa Norte e Nordeste de Mountain Bike. Há poucos dias, a FCICLOPI realizou uma nova competição de nível regional, valendo pontos para o ranking nacional – a Copa Nordeste de Mountain Bike – XCO (Cross Country Olímpico). A competição reuniu 104 atletas, que fizeram um circuito muito técnico na zona rural de Teresina. Os estados participantes foram Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará. É a primeira vez que o Estado realiza esta competição regional.


O Comissário técnico da CBC, Eduardo Lopes, que veio supervisionar a Copa Nordeste, disse que poucos estados cresceram tanto e de forma tão rápida nos últimos dois anos que o Piauí. Segundo ele, o Piauí conta com atletas amadores que apreciam o esporte, tanto na capital, como em cidades como Parnaíba e Floriano. Ele destaca também que as competições aqui e a variedade de terrenos para a prática do MTB são bastante favoráveis. “Além disso, percebemos que há o empenho da federação e de outros organizadores que realizam eventos com todas as normas exigidas pela CBC. Um exemplo disso é, sem dúvida, o Rally Piocerá/Cerapió, que já se transformou em uma competição tradicional e respeitada”.

A próxima competição de alto nível que a FCICLOPI já teve autorização para realizar é a Copa Nordeste de Ciclismo (speed), marcada para 10 a 12 de maio. Com o apoio logístico da confederação nacional, o evento promete atrair mais de 250 competidores de vários estados. O evento deverá acontecer na Av. Raul Lopes.

Por George Rodrigues
Fotos: Zenardo Maia
COMPARTILHAR:

+1