publicidade

publicidade

Saúde da Mulher é tema de encontro dos Conselheiros Federais em Enfermagem

Com objetivo de implantar um Grupo Técnico da Saúde da Mulher no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), teve início nesta quarta-feira, dia 13, uma encontro com Conselheiros Federais de Enfermagem - COFEN. A meta da reunião, que segue até o dia 15, é articular a organização e o fortalecimento institucional de apoio à implantação da Rede Cegonha no Estado.

Os profissionais de enfermagem obstetras, responsáveis técnicos das maternidades e centros de parto da capital e do interior piauiense, apoiadores da Rede Cegonha do Piauí, representantes da Comissão Perinatal do Piauí, do Conselho Estadual de Saúde da Mulher, do Conselho Municipal de Saúde das Mulheres e do Conselho dos Direitos Humanos da Mulher participarão amanhã, dia 14, a partir das 8 horas, do encontro com a Comissão de Saúde da Mulher do COFEN para debater ações de atuação na área com os conselheiros federais. “Neste encontro, os responsáveis técnicos, representantes das entidades e profissionais terão a oportunidade de apresentar ao Conselho Federal como é que exercido a assistência na área da saúde mulher no nosso Estado”, enfatiza a presidente da autarquia Silvana Santiago.

O coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Valdecyr Herdy Alves, e as conselheiras federais Fátima Sampaio e Vera Cristina Bonazzi, apresentaram propostas para construção de diretrizes que fortaleçam o exercício profissional da enfermagem obstétrica em maternidade e hospitais da capital e do interior do Piauí. “Estamos nos reunindo com membros do COREN-PI, da Secretária de Saúde do Estado e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Piauí (ABENFO-PI) para buscarmos recursos de qualificação dos enfermeiros obstetras junto ao Ministério da Saúde”, explica Herdy Alves.

Com o apoio das entidades, o coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do COFEN pretende realizar um levantamento quantitativo de enfermeiros obstetras. Assim, serão formuladas ações que visam estabelecer um apoio institucional à enfermagem obstétrica no Piauí. O COFEN através dos conselheiros federais em enfermagem vem realizando encontros como este, desde o ano passado, como forma de formar uma rede de apoiadores para acompanhar e fortalecer o exercício profissional da enfermagem obstetra.

“Considerando que a área técnica de saúde da mulher do Ministério da Saúde investe na ampliação da inserção de enfermeiros (as) obstétricos tem a contribuir para a mudança do modelo de atenção ao parto. Já realizamos encontro nos conselhos regionais de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e Maranhão. Estamos animados com o apoio das entidades da enfermagem obstétrica de Teresina, pois percebemos que já existem trabalhos bem atuantes na área da Saúde da Mulher”, destaca a conselheira federal Fátima Sampaio.

Icone Comunicação
COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia