Coreia do Sul elabora relatório para ZPEs brasileiras


O relatório final da missão sul-coreana às Zonas de Processamento de Exportação do Brasil será apresentado na próxima quinta-feira (18), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília. Os governos brasileiro e sul-coreano firmaram um acordo de cooperação bilateral para promover o intercâmbio de experiências entre os dois países no tocante à análise do modelo brasileiro de ZPE face aos modelos coreanos de Zonas Econômicas Especiais.

Em 2012, técnicos do Instituto Coreano para o Desenvolvimento - Korea Development Institute (KDI) visitaram cincos ZPEs brasileiras, entre elas a ZPE Parnaíba. Na ocasião, foram apresentadas informações sobre o empreendimento, as vantagens locacionais, a legislação pertinente ao modelo brasileiro com o objetivo de compartilhar conhecimento entre as duas nações. Meses após a missão sul-coreana, uma comitiva brasileira visitou a Coreia do Sul para dar continuidade à cooperação.

Segundo o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, o relatório irá direcionar as ZPEs do Brasil. “Devido à experiência exitosa da ZEEs na Coreia, os técnicos da KDI poderão nos orientar, fazer as recomendações necessárias para o desenvolvimento das ZPEs brasileiras”, destacou.

A ZPE Parnaíba está em fase avançada de implantação. O Governo do Estado investirá R$ 13 milhões na construção do empreendimento que irá impulsionar o desenvolvimento da região Norte, gerando emprego e renda. A Companhia Administradora está trabalhando na atração de investimentos, no momento, duas empresas têm projetos de instalação industrial aprovados pelo Conselho Nacional de ZPEs.

Ascom

COMPARTILHAR:

+1