ICMBio realiza reuniões em comunidades extrativistas do Delta


A equipe do ICMBio de Parnaíba realizou uma incursão nas comunidades da Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba durante os dias 25 a 27 de março com o objetivo de discutir as ações previstas para a Unidade no ano de 2013.


Na pauta foram debatidos: o Plano de Uso da unidade, sob a coordenação de Silmara Erthal; O papel do Conselho da RESEX, por Neuza Gonçalves e o Programa Bolsa Verde e as ações em parceria com a FUNASA, o INCRA e as Prefeituras, pelo técnico Fernando Gomes.


As comunidades visitadas foram: Ilhas do Morro do Meio, Caiçara, Passarinho, Torto e Canárias. Em todas elas a comunidade participou ativamente e além do Plano de Uso aproveitaram para discutir problemas como: lixo, abastecimento de água, moradia, programa Bolsa Verde, pesca predatória, retirada de mangue e o defeso do caranguejo.


“Esses momentos de interação com a comunidade são essenciais para o fortalecimento da gestão da Reserva Extrativista que é pautada na coparticipação. Os residentes e usuários têm um papel primordial na política de conservação desta amostra significativa do ecossistema manguezal, diga-se de passagem, bem conservado”, afirmou Fernando Gomes do ICMBio.

COMPARTILHAR:

+1