ICMBio realizará encontros dos Conselhos de Unidades de Conservação do Delta

A Coordenação Regional do ICMBio em Parnaíba realizará nos próximos dias 22 e 23 de abril as reuniões dos Conselhos das Unidades de Conservação, Reserva Extrativista do Delta e APA Delta do Parnaíba, nas datas respectivamente.

Seguindo os princípios democráticos inaugurados pela Constituição Federal de 1988, essas Unidades de Conservação têm como premissa a gestão democrática e participativa, tendo como fórum o conselho consultivo/deliberativo que é o espaço público constituído pelos atores governamentais e sociais com interesses diversos que estão envolvidos com a Unidade e sua zona de amortecimento buscando soluções socialmente construídas em favor da sustentabilidade. 

O objetivo das reuniões é realizar a capacitação dos conselheiros e gestores municipais, além de discutir as ações planejadas e/ou executadas nas áreas que estão inseridas as Unidades.

RESEX DELTA DO PARNAÍBA

A Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba: criada pelo Decreto S/Nº, de 16/11/00 dentro da APA. A Reserva tem o objetivo de garantir a exploração auto-sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, tradicionalmente utilizados pela população extrativista da área. Abrange os Estados do Piauí e Maranhão (município de Ilha Grande – PI e Araioses e Água Doce – MA), em uma área de 275,6 km2.

Data: 22 de abril de 2013 (Segunda-feira)
Abertura dos trabalhos às 8h15
Local: Delta Park Hotel
Pauta: Plano de Uso Emergencial e Atividades de Turismo na Reserva.


APA DELTA DO PARNAÍBA

A APA Delta do Parnaíba foi criada através do Decreto Presidencial em 28/8/1996, com área de 313.809ha, localizada na zona costeira dos municípios de Cajueiro da Praia, Luis Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Estado do Piauí; Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Maranhão; Chaval e Barroquinha no Ceará.

Data: 23 de abril de 2013 (terça-feira)
Abertura dos trabalhos às 8h15
Local: Delta Park Hotel
Pauta: Avaliação da gestão do Conselho 2011/2012, Processo de renovação do Conselho, criação da Câmara Temática “Turismo de Base Comunitária”.


COMPARTILHAR:

+1