publicidade

publicidade

SEID discute implantação de Central de Libras em Parnaíba


Fechando o ciclo de reuniões para discutir a implantação das Centrais de Interpretação da Libras (CIL), que foram doadas pelo Governo Federal aos Estados, o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, se reuniu na manhã desta terça-feira (09) com a secretária de Assistência Social de Parnaíba, Flaviana Veras. A assistente social Martha Amorim, a fisioterapeuta Cleonice Carvalho, ambas da SEID e a vice-presidente da APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba), Lindalva Sousa, também participaram da reunião.

O secretário Hélder Jacobina destacou a importância da CIL para a inclusão das pessoas surdas. “Estas Centrais, que serão implantadas em Teresina, Picos e Parnaíba, deverão promover a inclusão das pessoas surdas de diversos municípios do Piauí. Já nos reunimos com representantes desses três municípios e todos eles demonstraram bastante interesse em receber esse centro”, ressaltou.


Para Flaviana Veras o serviço será um marco no atendimento às pessoas surdas na região norte do Estado do Piauí. “Para nós é um grande ganho, pois vai aumentar a autonomia das pessoas surdas, que vão poder resolver os seus problemas com maior facilidade. Tudo o que vier para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, o município de Parnaíba está de portas abertas para acolher”, informou.

As Centrais de Interpretação de Libras foram doadas pelo Governo Federal aos Estados no final do mês de fevereiro e tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas surdas aos serviços públicos ou privados, por meio do acompanhamento de interpretes de Libras. “Agora estamos no aguardo para que os equipamentos doados pelo Governo Federal cheguem e assim possamos enviá-los aos municípios, para que os mesmos, nesta parceria entre as três esferas, possam melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas, no que diz respeito à acessibilidade na comunicação com o serviço público”, relata Hélder Jacobina.

Por Juarez Oliveira

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia