Alunos de escola pública de Parnaíba participam de evento sobre esporte em São Luís-MA


Alunos de 03 escolas públicas de Parnaíba participaram no último final de semana do II Encontro Brasileiro de Esporte Educativo e Inclusivo realizado em São Luís (MA). Os estudantes desde setembro/2012 estão participando de um projeto piloto chamado Escola de mediação que é executado em Parnaíba(PI) pelo Instituto Floravida em 05 escolas públicas da rede municipal de ensino, sendo elas Borges Machado, CAIC, Comendador Cortez, Roland Jacob e Jeanete Souza (estadual). A convite do Instituto Formação (MA) e UNICEF a ação é desenvolvida pelo Instituto Floravida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, consiste na prática esportiva nas modalidades futebol, vôlei, handebol, atletismo e basquete visando uma aplicação educativa e inclusiva. Para isso, contam com a modalidade de esporte em 03 tempos, no qual, os jogadores no primeiro tempo constroem as regras, no segundo jogam e no terceiro avaliam suas participações.

Em Parnaíba o projeto vem sendo executado desde setembro de 2012, mas essa história não é recente. A prática esportiva inclusiva e educativa já vem sendo trabalhada há alguns anos pelo Floravida em ações conjuntas com outros parceiros, antes da escola de mediação o foco era apenas o futebol de rua, modalidade apoiada pela FIFA e desenvolvida no litoral pela Aliança Mandu sob a coordenação Floravida.


Com o objetivo de refletir sobre os impactos, a continuidade das ações, avaliação das primeiras experiências e fortalecimento de parcerias o Instituto Formação realizou em São Luís o II Encontro Brasileiro nos dias 15, 16 e 17 de maio com representantes de várias e instituições e delegações do nordeste para partidas de Mediação. Entre as instituições presente destacaram-se a participação do UNICEF, Kick Fair, street football world, UFMA, Ministério dos Esportes, REJUPE, Universidade do Futebol, GIZ e as instituições executoras da Escola de Mediação no nordeste Inst. Floravida (PI), Beira da Linha (PB), Serta (PE) e Elo Amigo (CE).

A delegação parnaibana/Floravida destacou-se nos grupos de discussão e nos painéis. A Presidente do Instituto Floravida Marilda Pretrechen articulou-se no debate da Comunidade de aprendizagem sobre o coletivo da prática esportiva educativa, o aluno Brenilson Ribeiro da Escola Comendador Cortez expôs no evento a sua experiência como mediador nos projetos em sua escola e o educador Ryck Costa apresentou os resultados da metodologia aplicadas em Parnaíba, com destaque para única localidade que desenvolve em parceria com o poder público.

Ascom

COMPARTILHAR:

+1