Cine-Debate é iniciado com premiado filme “O homem que virou suco”


A Comissão de Arte e Cultura de Parnaíba deu início na noite de ontem (28/05) a exibição de uma série de filmes nacional que farão parte de um evento denominado Cine-Debate, o “pontapé” inicial foi dado com “O homem que virou suco”, um filme de 1981 dirigido por João Batista de Andrade, que conta a história de Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, sobrevivendo de suas poesias e folhetos é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão na festa que recebe o título de operário símbolo. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.


“O homem que virou suco” conquistou prêmios na Moscou (Festival Internacional de Moscou – 1981) e na Espanha (Festival Internacional de Huelva – 1981), dentre outros.

O evento que contou com a presença de teatrólogos, estudantes, pessoas ligadas a cultura e jornalista foi realizado no Teatro Saraiva, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente ao antigo restaurante Varanda.  



Por Gilson Brito

COMPARTILHAR:

+1