publicidade

publicidade

Federação de Ciclismo define a seleção piauiense para a Copa Nordeste de Ciclismo em Teresina


Todos os acertos técnicos já estão prontos para um grande desafio que vai movimentar o Piauí em três dias de evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, a XXV Copa Nordeste de Ciclismo, que pela primeira vez acontecerá no Estado, em Teresina, nos dias 10, 11 e 12 maio. São três dias de evento de estrada e também de competição, já que serão três provas, a Contra Relógio Individual – CRI, a Prova de Resistência e Prova de Circuito. A direção técnica do evento está a cargo da CBC e da Federação de Ciclismo do Piauí – FCICLOPI. O Percurso da Prova de resistência será de 4.770 km distribuído em 2h de prova, a de Circuito terá 3 km e a CRI (Contra Relógio Individual)terá 6 km de percurso.

No dia 10 de maio acontecem as disputas da Prova CRI (Contra Relógio Individual), no dia 11 será a Prova de Resistência e no dia 12 acontece a de Circuito. As federações dos nove estados da região já escalaram os atletas, incluindo o Piauí. O presidente da FCILOPI, George Augusto Rodrigues, selecionou a seleção piauiense baseado em alguns critérios, como o índice técnico, os atletas que estão treinando regularmente e ainda a disciplina, respeito ao ciclismo, à Federação e aos companheiros de prova. As três provas acontecerão na Av. Raul Lopes, com arena montada no complexo turístico da ponte estaiada, com exceção da Prova de Resistência que terá um trecho passando por sobre a ponte estaiada.

Existem atletas que, fatalmente, conseguiriam vitórias em pelo menos uma das provas, porém não foram convocados por atitude antidesportiva ou por estar inadimplente com a federação”, explicou. Segundo Rodrigues, um atleta indisciplinado não pode disputar provas homologadas nem pela federação, muito menos em competições da CBC, pelo rigor que há no estatuto da entidade nacional, sob pena de punir a federação do estado a qual o atleta é filiado e até mesmo banir o mesmo de competições.

Nós da Federação de Ciclismo não estamos buscando colocação nesta competição, prioritariamente, mas formar atletas em que valha a pena investir e representar bem o Piauí, atletas que saibam suportar regras, respeitar regulamentos e, principalmente, atuar em competições com espírito esportivo. Já tivemos na federação atleta que agiu de má fé com a entidade, mesmo tendo bom nível técnico. Outros têm conseguido ótimas pontuações em etapas locais, mas não contam com atuação regulares em provas e outros ainda estão com problemas físicos, por isso não pudemos convocá-los”, defende.

Recebemos elogios por conta da escolha da seleção, temos acompanhado atletas treinando motivados e que nunca tiveram o reconhecimento de participar de uma prova tão importante como essa e alguns afirmando que vão honrar a camisa do Piauí. Isso é o que faz um grande atleta”, destacou George Rodrigues, acrescentando que a seleção piauiense conta com atletas oficiais e reservas e que receberão uniformes padronizados cedidos pela FCICLOPI. 

FCiclo-PI - Federação de Ciclismo do Piauí

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia