Homenagem dos vereadores ao Parnahyba Sport Club: Uma festa de amigos


Foi uma festa de amigos, contando histórias de um time que faz – há 100 anos - a história da cidade que tem o seu nome. Foi assim a solenidade de entrega, na noite dessa terça feira (21) da Medalha do Mérito Legislativo, pelos vereadores, ao Parnahyba Sport Club, pela comemoração do seu Centenário, dia 1º de maio, aliada também às alegrias da conquista do bicampeonato Piauiense domingo, em Teresina, quando o Tubarão do Litoral empatou (2x2) com o River Atlético Clube.

O autor da proposta de outorga da Medalha, vereador Ronaldo Prado, foi o primeiro a fazer uso da palavra, lembrando o início da história do time, a partir de James Clark, da antiga Casa Inglesa, aos vários presidentes que passaram e que firmaram seus nomes como realizadores da agremiação. E lembrou seu tio, ex-deputado Elias Prado, que quando dirigente foi responsável pela aquisição da sede do Parnahyba, localizada na Praça Santo Antônio.


Também fez uso da palavra o vereador Gustavo Lima, filho do atual presidente do Azulino, José Lima, fazendo alusões também aos grandes empreendedores do time, com destaque para o “florianense mais parnaibano que conheci, Comendador Pedro Alelaf, aqui representado por familiares”. E enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelos jogadores e Comissão Técnica.

Discurso do Presidente
Em seu discurso o presidente José Lima começou lembrando os 28 anos que foi vereador de Parnaíba, citando alguns dos atuais vereadores presentes com os quais conviveu na Câmara. “Esta é uma data que fica na história da cidade e fico feliz por ser o Presidente do Parnahyba no ano do seu centenário”, destacou Zé Lima. 


Ele fez uma retrospectiva de toda a história do time, citando alguns dos dirigentes, alguns já falecidos, como: Zeca Correia, Dr. João Silva, Armando e Francisco de Assis Cajubá, Renato Santos, Professor Gilberto Escórcio, Elias Ximenes, Carlos Carvalho, Arimatéia Soares, Carlos Antônio do Espírito Santo, dentre outros.

Florentino Neto
Saudando o vereador Ronaldo Prado, pela proposta da homenagem, o prefeito Florentino Neto lembrou em seu discurso do surgimento do Parnahyba, em 1913, fato que liga o time “com o próprio espírito de pioneirismo da cidade, por se tratar da primeira organização desportiva do Estado”.


Fez questão de citar alguns grandes torcedores do Parnahyba, com destaque para o ex-prefeito Paulo Eudes, que além de médico do time, foi também um dos seus grandes incentivadores, quando do início do surgimento das grandes torcidas organizadas. “Temos que buscar a modernização administrativa das organizações e o Parnahyba tem que se inserir neste contexto”, destacou, fazendo referências também aos presidentes do passado, aos jogadores e comissão técnica atuais, responsáveis pela conquista do título de domingo.

Falou ainda o vereador André Neves, destacando o papel que o pai dele, empresário Cazé Neves, tem desempenhado à frente do time nos últimos anos, fazendo investimentos do próprio bolso, comprometendo-se financeiramente pelo bem do time.


Encerrando, a presidente da Casa, vereador Neta Castelo Branco, agradeceu a todos, pela presença, dizendo-se feliz porque nos dois últimos anos que o Parnahyba foi campão, coincidentemente, era ela a presidente do Poder Legislativo, o que “prova que dou sorte ao time”, destacou, em tom de descontração. Após a solenidade, foi servidor um coquetel a todos.











Por Bernardo Silva

COMPARTILHAR:

+1