Projeto de Conservação do Peixe-Boi Marinho no litoral do Piauí

O Projeto “Ecologia e Conservação do Peixe-boi Marinho no estuário dos rios Timonha e Ubatuba – PI/CE”, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, The Rufford Small Grants Foundation e IDEA WILD, está sendo executado pela Aquasis em parceria com a APA Delta do Parnaíba/ICMBio, Comissão Ilha Ativa (CIA) e CARE desde Agosto de 2012.

Um dos objetivos deste projeto é estimar o número de peixes-bois que habitam o estuário, além de determinar sua dieta e os fatores que influenciam sua distribuição na região. Para isso, os pesquisadores estão utilizando um sonar que permite a visualização e localização dos animais debaixo da água e um hidrofone que grava a comunicação entre eles. Para saber a sua dieta, os pesquisadores estão analisando fragmentos vegetais encontrados em suas fezes.


Na manhã de segunda-feira, dia 29 de Abril, os pesquisadores foram privilegiados com a presença de 12 peixes-bois no rio Carpino, um dos braços do rio Ubatuba, no município de Cajueiro da Praia/PI. Os animais permaneceram na área por mais de duas horas e estavam na região se alimentando. Foi possível gravar a comunicação entre mãe e filhote por quase uma hora e vários vídeos dos animais.

Monitores do Projeto Peixe-boi/ICMBio avistaram mais dois animais próximos à torre de observação, totalizando quatorze peixes-bois avistados no mesmo dia.


COMPARTILHAR:

+1