publicidade

publicidade

Juizado da Violência Doméstica realiza palestras em escolas públicas‏


Com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, principalmente nos bairros onde residem o maior número das vítimas que deram entrada em processos no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Teresina-PI no período de janeiro a junho de 2012, o Projeto “Falando sobre Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher nas Escolas” vem realizando atividades junto ao seu publico alvo.

O projeto foi elaborado e está sendo executado pela equipe técnica do Núcleo Multidisciplinar (composto por assistentes sociais, psicólogas e estagiária) do referido Juizado, que tem como juiz titular José Olindo Gil Barbosa e como juíza auxiliar Maria da Paz e Silva Miranda.

As palestras realizadas abordam, dentre outros aspectos: o que é violência doméstica e familiar contra a mulher; as formas de violência contra a mulher; o ciclo da violência; como identificar os sinais de violência; por que a mulher não se afasta do agressor; o que fazer em situações de violência; dicas importantes; o que dizem as leis sobre a violência contra a mulher; como funciona a Lei Maria da Penha; o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; dados sobre violência contra a mulher; instituições de apoio às mulheres; quem é Maria da Penha.

Durante o mês de julho, as unidades escolares contempladas foram as do bairro Água Mineral (zona norte). No período de 10 a 12 do referido mês, foramrealizadas palestras para mães e responsáveis dos alunos do CMEI 1º de Maio, do CMEI Tia Anita Gayoso, do CMEI Louvor e Vida e da E.M. Ambiental 15 de Outubro. Nessa última, também foi realizada palestra para alunos das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental (turno manhã).

Os participantes receberam uma cartilha informativa e os funcionários das unidades escolares receberam uma unidade da Lei Maria da Penha e um material elaborado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República – SPM/PR que trata da questão de gênero.

No mês de agosto, as palestras serão realizadas na U. E. Raimundo Wall Ferraz, no Bairro Água Mineral, e nas unidades escolares do Bairro Alto Alegre.

Ascom TJ/PI

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia