publicidade

publicidade

Ministério da Pesca publica norma que disciplina o transporte do caranguejo


No último dia 3 de julho, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou a Instrução Normativa (IN) Nº 09/2013 que disciplina normas e padrões para o transporte do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) capturados nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

Cerca de 40 mil cordas de caranguejos, amarrado com quatro indivíduos, saem do Porto de Tatus, em Ilha Grande do Piauí rumo a Fortaleza-CE, principal centro consumidor. Segundos dados da EMBRAPA, cerca de 50 a 60% dos caranguejos morrem antes de chegar ao seu destino final. Tal perda eleva a captura dessa espécie acarretando a redução de suas populações.

O caranguejo é um importante recurso pesqueiro da região do Delta do Parnaíba, gerando renda e melhoria de vida para cerca de 2.000 famílias extrativistas.

A EMBRAPA Meio Norte desenvolveu uma pesquisa de alternativa de acondicionamento e transporte do caranguejo que propõe o empilhamento do crustáceo em caixas plásticas sem haver um amontoado dos caranguejos, registrou-se uma redução variada entre 3 a 15% de perda.

Segundo o técnico do ICMBio, Fernando Gomes: “a regulamentação foi proposta pelo IBAMA ainda em 2005, recordo que no exercício do mandato de vereador (2009-2012) por diversas vezes abordei o tema e cobrei uma solução, agora atendida”.

A IN entrará em vigor em 180 dias e espera-se que o seu cumprimento seja refletido na redução da pressão da cata do caranguejo no Delta do Parnaíba.


Ascom - APA Delta do Parnaíba/ICMBio

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia