TJPI e CRC-PI discutirão contabilidade na gestão pública em evento‏


O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realiza na próxima sexta-feira, 02 de agosto, no auditório do TJ-PI, às 09h, o workshop “Nova Contabilidade Aplicada à Justiça Estadual”. O evento tem execução da Comissão de Estudos Técnicos de implantação no âmbito do TJPI, da Nova Contabilidade Pública, instituída pela Portaria nº 1.221, de 19 de maio de 2013.

Na oportunidade será apresentado um Relatório dos Trabalhos e discutidos temas sobre Gestão Pública, necessários para implantação da Contabilidade como um sistema gerencial. Com o relatório será entregue um plano de ação detalhado, contendo as atividades, requisitos e cronogramas de procedimentos a serem adotados com intuito de realizar a implantação da contabilidade aplicada ao setor público, nos moldes da Portaria STN nº 828, de 14 de dezembro de 2011.

O TJPI passará a ter, em tempo real, informações de natureza patrimonial, orçamentária, financeira e de custos. Após implantação, por exemplo, o Tribunal de Justiça terá como demonstrar o custo unitário de um processo ou o custo de funcionamento e instalação de uma vara judicial. O novo sistema possibilitará ainda, mensurar o patrimônio e facilitar a tomada de decisões estratégicas, com o auxílio quantitativo, norteando determinadas contratações, de serviços primários a terceirizados. 

O evento, dirigido pela presidente do TJ-PI, desembargadora Eulália Pinheiro, contará com palestras do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Dib Caddah Neto; do presidente da Comissão de Estudos de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRC-PI, José Carvalho da Silva Neto; e do presidente da Comissão de Estudos para Implantação da Nova Contabilidade Pública no TJ-PI, Roosevelt dos Santos Figueiredo será aberto aos interessados, sem cobrança de inscrição.

WORKSHOP "NOVA CONTABILIDADE APLICADA À JUSTIÇA ESTADUAL"
DIA 02 DE AGOSTO DE 2013 (SEXTA)

PROGRAMAÇÃO
9h
Abertura:
Presidente do Tribunal de Justiça

9h30min
Palestra 1 – A importância da Nova Contabilidade Pública e o Papel do Profissional Contábil
Elias Dib Caddah Neto
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade CRC/PI

9h45min
Palestra 2 – A implantação das NCASP e o Papel do Controle no Estado do Piauí
Darci Siqueira Albuquerque Junior
Controlador Geral do Estado do Piauí

10h
Palestra 3 – Perspectivas da implantação das NCASP
José Carvalho da Silva Neto
Presidente da Comissão de Estudos de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRC/PI

10h15min
Palestra 4 – Plano de Ação de implantação das NCASP no TJPI.
Roosevelt dos Santos Figueiredo
Presidente da Comissão de Estudos para implantação da Nova Contabilidade Pública no TJPI

10h40min
Encerramento

Ascom TJ/PI

COMPARTILHAR:

+1