Parnaíba - PI | Praia da Pedra do Sal | Foto: Gilson Brito

Parnaíba - PI | Praia da Pedra do Sal | Foto: Gilson Brito

TJPI totaliza mudanças para o novo fórum de Teresina‏


Iniciado no final de maio, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí finalizou na última sexta-feira, 26.07, a transferência de todas as varas cíveis, criminais, de família, registro público e sessões administrativas do 1º grau, para as novas instalações do fórum “Joaquim de Sousa Neto”.

A mudança contou com o auxílio de uma equipe de 23 serventes, nos períodos da manhã e tarde, atingindo uma média de 2 dias na mudança de cada setor. Funcionários das varas e da comissão de mudança acompanharam o transporte dos processos, identificados na origem com uma placa referente a seu armazenamento no destino. Um montante de 3 a 4 mil processos ao dia foram transferidos das antigas instalações para o novo fórum da Capital.

Setores de Engenharia e Arquitetura, Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico também auxiliaram na preparação logística das salas. A ocupação iniciou-se pelo 5º andar, onde instalaram-se as duas varas do Tribunal do Juri, e mais as varas de execuções penais. 4º andar e 3º andar, respectivamente, receberam varas criminais e cíveis. As varas de família e a de registro público ocupam todo o 2º andar. Distribuição, certidões, central de mandatos, que fazem parte da administração do fórum, estão localizados no andar térreo. O novo prédio conta ainda com refeitório, salas destinadas a OAB e Defensoria Pública, além de cela forte para receber presos transitórios.

Para o juiz auxiliar do TJPI, Virgílio Madeira Martins Filho, o novo fórum não apenas se mostra condizente com as necessidades dos magistrados, “mas também centraliza os serviços para aqueles que procuram as prestações de serviço do Poder Judiciário, dentro das especificações de segurança, mobilidade e conforto pertinentes a uma construção dessa magnitude”, afirma.?

Ascom TJ/PI

COMPARTILHAR:

+1