publicidade

publicidade

Cachalote-anão encalha morta na Praia do Arrombado em Luís Correia


Na tarde do dia 1° os técnicos do projeto Biomade foram acionados sobre a ocorrência de encalhe de um golfinho vivo na praia do Arrombado, Luís Correia, Piauí. De acordo com os relatos de moradores daquela comunidade, o animal estava nadando a poucos metros da costa e apresentava ferimentos. Chegando ao local a equipe teve conhecimento que banhistas, surfistas e o Corpo de Bombeiros conseguiram reintroduzi-lo no mar, na tentativa de ajudar o animal.

Sabendo que o animal apresentava algumas escoriações, os técnicos do Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizaram um intenso monitoramento na manhã de hoje (2) e infelizmente o animal foi encontrado encalhado morto. O animal e um pequeno cetáceo da família Physeteridae, mais conhecido como Cachalote-anão (Kogia simus) “Encalhes de animais desta espécie são bem raros. Além deste cetáceo, o resultado do monitoramento também apresentou o encalhe de 2 (duas) tartarugas verdes (Chelonia mydas) na mediação da praia de Atalaia, no mesmo município” afirmou a coordenadora Edlayne Mendes.


Segundo o coordenador geral do Biomade, o biólogo Mário Magalhães Neto, os técnicos irão intensificar as atividades de monitoramento em toda área de abrangência, no objetivo de coletar dados e discutir estratégias de conservação. “O importante é continuar com os trabalhos e ter o apoio dos moradores das muitas comunidades litorâneas, donos de estabelecimentos, pescadores e turistas. Hoje, essas pessoas contribuem significativamente com as atividades do Biomade”.

Mais sobre o animal:
Mais conhecido como Cachalote-anão (Kogia simus), o animal é um Pequeno cetáceo da família Physeteridae. Habita águas tropicais e temperadas de todos os oceanos. Uma característica que define bem os representantes desta família é a presença de um compartimento, localizado em uma depressão no crânio, contendo uma substância cerosa conhecida como “espermacete” que tem como principal função atuar diretamente no mergulho e/ou flutuação.


Coordenação de Comunicação

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia