publicidade

publicidade

Alepi faz homenagem pelo Dia Internacional do Cooperativismo


Sessão Solene será hoje, 03/07, às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa

Cada vez mais brasileiros aderem ao modelo de negócios que defende e trabalha pela sustentabilidade econômica, social e ambiental: o cooperativismo. Comemorado no 1º sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo, tem como slogan este ano, “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”, reforçando o cooperativismo como importante agente de inclusão social e desenvolvimento econômico e social.

No Piauí, onde o cooperativismo está em fase de fortalecimento, com a atuação de 59 cooperativas e cerca de 6 mil associados, com bons exemplos nos ramos educacional, saúde, transporte, agropecuário, crédito, infraestrutura, dentre outros, a data terá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado, por meio de uma sessão solene amanhã, 3/7, às 10h, requerida pelo deputado Cícero Magalhães.

O assessor especial do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Roberto Guerrero, enaltece a iniciativa do parlamentar. Ele diz que isso demonstra seu reconhecimento por essesegmento fundamental na construção de grande parte do PIB brasileiro, geração de empregos, distribuição de renda e no desenvolvimento de ações que estimulam o relacionamento dos cooperados com a comunidade.

De acordo com Magalhães, “nada melhor, do que comemorar o dia dedicado internacionalmente ao cooperativismo no local onde temos o dever de promover a regulamentação legal e o desenvolvimento do setor. E onde as suas principais demandas crescem e ganham representação”. O deputado disse ainda que pretende demonstrar como as cooperativas podem ser uma importante parte da agenda governamental, de maneira a se colocar como alternativa viável para dar continuidade às políticas públicas voltadas para a inclusão financeira e ampliação das exportações.

Atualmente, mais de 11 milhões de brasileiros estão associados a uma cooperativa, distribuídos em 6.600 cooperativas em 13 ramos de atividades econômicas, proporcionando emprego a cerca de 320 mil pessoas em todo o país, segundo dados do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. O cooperativismo injeta R$ 8 bilhões em salários e benefícios na economia nacional. Esse valor refere-se aos empregos gerados por todas as cooperativas do país. Hoje, 87% delas estão vinculados ao Sistema OCB.

As cooperativas têm se destacado na economia nacional, com produtos e serviços cada vez melhores, e esses resultados têm chegado ao conhecimento da opinião pública, mobilizando uma quantidade crescente de pessoas. Os indicadores confirmam a importância do setor na redução das desigualdades sociais. Atualmente, 50% de toda a produção agropecuária brasileira passa de alguma maneira por uma cooperativa.

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR:

+1

Música do Dia